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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 138

Roda de Conversa


138

DESAFIOS DO PROCESSO DE REORGANIZAÇÃO CURRRICULAR NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: O OLHAR DOS DOCENTES

Autores:
Cássia Regina Fernandes Biffe Peres (Faculdade de Medicina de Marília) ; Maria José Sanches Marin (Faculdade de Medicina de Marília)

Resumo:
Introdução: As mudanças curriculares dos cursos de Enfermagem no Brasil acompanham os movimentos políticos, econômicos e sociais. Atualmente deve estar em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais buscando a formação generalista, humanista, crítico-reflexiva visando atender os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem realizar readequações para modificar a forma de ensinar, o que representa contínuo desafio. O docente é um dos atores envolvidos permanentemente nesse processo. Nesse sentido, questiona-se quais os desafios desse contínuo processo sob o olhar dos mesmos. Objetivo: Analisar os desafios enfrentados na contínua reorganização curricular, para a formação do enfermeiro de acordo com os pressupostos do SUS. Método: Estudo qualitativo, interpretativo que analisou por meio da hermenêutica dialética entrevistas de 19 docentes de seis cursos de Enfermagem do estado de São Paulo, sendo três públicos e três privados, sorteados aleatoriamente. Resultados: Os desafios estão relacionados com a fragilidade na formação e na capacitação dos docentes, que leva à diversidade de compreensão do processo de mudança necessária à formação do enfermeiro; existe falta de docentes de diferentes áreas de conhecimento para compor o processo de mudanças; existe a fragilidade do ensino médio oferecido no Brasil, sendo que os estudantes chegam à universidade sem os conhecimentos básicos necessários e está havendo desinteresse em ser enfermeiro, bem como distanciamento entre a formação e o mundo do trabalho. Conclusões: Os desafios do processo de reorganização curricular envolvem aspectos relacionados ao próprio docente, questões organizacionais das IES, pouca valorização social da profissão e baixa qualidade do ensino médio brasileiro. Implicações para a Enfermagem: A identificação e a discussão dos desafios encontrados no processo de reorganização curricular subsidiam o enfretamento das dificuldades cotidianas dos atores envolvidos.