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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 131

Roda de Conversa


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PERCEPÇÕES DAS ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO II DESENVOLVIDAS EM CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Solange de Fátima Reis Conterno (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste) ; Letícia da Silva Schran (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste) ; Rosa Maria Rodrigues (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste) ; Vanessa Bordin (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste)

Resumo:
PERCEPÇÕES DAS ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO II DESENVOLVIDAS EM CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA Introdução: O curso de enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste, campus Cascavel, oferece em sua proposta curricular, desde sua criação em 1978, a licenciatura integrada ao bacharelado em enfermagem. A licenciatura em enfermagem busca propiciar a formação teórico-metodológica de docentes para atuarem em cursos específicos de formação profissional de enfermagem, além de desenvolverem projetos de educação permanente. Dentre as atividades ofertadas pela área da licenciatura, o estágio em Prática de Ensino II, sob a forma de estágio supervisionado é uma disciplina que privilegia a reflexão e a investigação da ação docente, bem como a atuação docente sistematizada em cursos técnicos em enfermagem em escolas de educação profissional técnica de nível médio, preferencialmente da rede pública de ensino. O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), situado na cidade de Cascavel, Paraná tem sido campo de estágio para a realização da prática de ensino da licenciatura em enfermagem. A instituição atualmente oferece cursos técnicos na área de: Eletromecânica, Administração, Informática, Eletrônica, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Edificações e em Enfermagem, sendo esse último o curso em que as atividades de Prática de Ensino II são realizadas. O referido curso é oferecido na forma subsequente, sendo que o aluno que queira requisitar a matrícula deve ter concluído o ensino médio e ter idade igual ou superior a 18 anos, sendo portanto, destinado somente à formação profissional. O curso possui 1440 hora/aula (aulas práticas e teóricas) e 760 horas de estágio tendo a duração de dois anos1. Objetivo: Relatar a experiência de prática docente realizada em estágio curricular do curso de licenciatura e bacharelado em enfermagem em disciplina do curso técnico em enfermagem. Descrição Metodológica: Trata-se de relato de experiência de atividade docente desenvolvida em estágio em prática de ensino II, realizado em um Centro Estadual de Educação Profissional, que oportunizou a atuação docente sistematizada no curso técnico em enfermagem, por meio do planejamento educacional e desenvolvimento da ação docente em aulas teóricas e práticas. Resultados: O estágio de Prática de Ensino II tem como principal objetivo a integração dos acadêmicos na prática docente, para que os mesmos possam exercer o papel de professor, contemplando diversos aspectos como planejamento educacional, que se concretiza pela elaboração de planos de unidades e de conteúdos, bem como a preparação de aulas. O estágio iniciou com o momento de observação de atividades didático-pedagógicas na disciplina Introdução à Enfermagem, ofertada no 1º semestre do curso técnico em enfermagem do CEEP. A observação foi realizada no decurso de 4 horas aula com o tema: cálculos de medicações, exposto pela docente daquela disciplina de maneira coerente em relação ao conteúdo proposto. Em relação às técnicas e meios, a docente manteve a atenção dos alunos, motivando-os à participação, tornando a aula dinâmica convidando-os para participarem na resolução de exercícios elaborados para o aprendizado dos cálculos de medicação. Nas semanas seguintes, houve a coparticipação, no decurso de 8 horas aula, sendo realizadas atividades didático-pedagógicas juntamente com a docente da disciplina. As alunas prepararam previamente exercícios sobre cálculos de medicação, para que os alunos pudessem desenvolvê-los em aula e sanar suas dúvidas. Nas semanas seguintes, num período de 12 horas aula, foram iniciadas as atividades de regência. Foram preparadas aulas expositivas dialogadas sobre o tema farmacologia, com auxílio de projetor multimídia para exposição de parte do conteúdo em apresentação em power point. Com o desenvolvimento das aulas foi possível perceber algumas dificuldades por parte dos alunos quanto ao cálculo de diluição de medicação. Diante deste diagnóstico e visando alcançar o efetivo aprendizado pelos alunos foram retomadas algumas operações matemáticas básicas, destacando o raciocínio e a lógica de cada operação. Percebe-se que as dificuldades apresentadas pelos alunos são resultados do longo tempo que muitos ficaram fora da sala de aula, pois na turma havia pessoas mais velhas que estavam sem estudar há anos, por outro lado, algumas das dificuldades são heranças das fragilidades do ensino vivenciado na educação básica. Após esse momento, foram desenvolvidas atividades com bulas de medicamentos, atividade que possibilitou que os alunos pudessem compreender de forma mais objetiva o conteúdo relacionando-o com a prática. Foi possível perceber um grande interesse e participação da turma como um todo. Conclusão: A experiência vivenciada na Prática de Ensino permite inferir que o acadêmico de enfermagem que cursa em sua trajetória curricular a licenciatura, tem a possibilidade de se apropriar de subsídios para atuar como professor nas escolas técnicas na formação de técnicos em enfermagem, no contexto da educação profissional, com competência técnica, política, ética e humana, socialmente crítico e responsável. Ao realizar estas atividades pode-se refletir sobre a prática de ensino, além de pensar em propostas de mudanças na formação de técnicos em enfermagem, possibilitando melhorar a qualidade da assistência de saúde e também melhorar a qualidade do ensino prestado. Além disso, a formação pedagógica ajuda o enfermeiro a reunir competências e habilidades próprias, enfrentar os desafios do processo ensino-aprendizagem, buscando superar as dificuldades de aprendizagem e fortalecer a profissionalização2. Contribuições/implicações para a enfermagem: A experiência docente vivenciada pelos graduandos em enfermagem no estágio supervisionado de Prática de Ensino II possibilita a interação com situações reais da ação docente em diferentes momentos do trabalho pedagógico e instrumentaliza para uma atuação profissional comprometida com a formação das demais categorias da enfermagem. Descritores: Enfermagem; Licenciatura; Educação Técnica em Enfermagem. Referência: 1. Paraná. Secretaria da Educação. Curitiba-PR, [internet]. 2015 [acesso em 2016 mai 23]. Disponível em: http://www.cscceeppedroboareton.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1 2. Santos SMR, Jesus MCP, Merighi MAB, Oliveira DM, Silva MH, Carneiro CT, Aquino PS. Licenciatura e bacharelado em enfermagem: experiências e expectativas dos estudantes. Rev. Gaúcha Enferm. [Internet]. 2011 dez [acesso em 2016 jun 27]; 32 (4): 711-718 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472011000400011. Eixo temático: Eixo 1- Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem. Área temática: Educação profissional.