Roda de Conversa
108 | DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE ATUAM NO ATENDIMENTO AO IDOSO: relato de experiência | Autores: Ariadne da Silva Fonseca (ABEn - SP / Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo) ; Fernanda Farias Pando (Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo) ; Catarina Terumi Abe Mendonça (COREn - SP) ; Vinicius Soares Guilherme (Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo) ; Gisele Cristina Gentil (Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo) |
Resumo: OBJETIVOS: Relatar a experiência da utilização da simulação realística no treinamento comportamental com a equipe multiprofissional que atua na assistência ao idoso. METODOLOGIA: Relato de experiência realizado em um Centro de Simulação Realística de uma Rede de Hospitais privada da cidade de São Paulo no período de janeiro a junho de 2016. RESULTADOS: Foram realizadas 8 turmas de treinamento com a participação total de 48 profissionais da área assistencial, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas. A capacitação compreendeu exposição teórica dialogada, atividades em grupo e cenário realístico. Após a explanação teórica, de aproximadamente 30 minutos, dois participantes de cada turma foram convidados a realizar o cenário, onde foram construídas situações de atendimento ao cliente, com duração de aproximadamente 8 minutos. Enquanto o cenário acontecia os demais membros assistiam a simulação. Após a execução do cenário, todos se reuniam na sala onde os facilitadores iniciavam o debriefing, discutindo os aspectos do atendimento relacionados ao conteúdo e dando ênfase aos aspectos positivos e pontos de melhoria. O debriefing teve duração aproximada de 30 minutos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O presente estudo possibilitou revisitar o fazer propiciando a reflexão o processo de comunicação e do agir em situações de conflito. Descritores: Simulação, Ensino, Profissionais de Saúde. |