Roda de Conversa
103 | EDUCAÇÃO PERMANENTE/CONTINUADA EM SAÚDE: CONCEPÇÃO DE ENFERMEIROS PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL | Autores: Giseli Orben (Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE) ; Lucas Corrêa Preis (Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE) ; Kassiane Dutra (Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE) ; Greice Lessa (Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE) ; Karla Pickler Cunha (Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE) |
Resumo: Introdução: Com o avanço e a inserção de novas tecnologias, a educação dos profissionais da área da enfermagem, devem estar em constantes atualizações, buscando aperfeiçoar e melhorar a prática assistencial, visto que, o mercado de trabalho contemporâneo requer profissionais atuantes e habilitados, implicando em uma formação não apenas de habilidades técnicas, mas a importância de estar em constante aprendizado(1). A educação em serviço é uma ação imprescindível nos serviços de saúde, uma vez que geram impacto no processo de trabalho e na condição de vida da população assistida. Dessa forma, a educação continuada é definida como o conjunto de conhecimentos subsequentes à formação inicial, permitindo ao trabalhador manter, acrescentar ou melhorar sua competência. Já a educação permanente ressalta a importância do potencial educativo no processo de trabalho, com o objetivo de melhorar a qualidade do cuidado, a capacidade de comunicação entre as equipes de saúde, os gestores do sistema de saúde e as instituições formadoras(2). No trabalho da enfermagem, a educação permanente surge como aspecto essencial na busca de maior eficiência na qualidade da assistência de enfermagem, incorporada à satisfação dos trabalhadores, trazendo novos conceitos e conhecimentos relevantes para uma prática mais segura e consciente(1). Diante disso, os enfermeiros são educadores em potencial e multiplicadores do conhecimento, aumentando ainda mais a necessidade da capacitação desses profissionais, uma vez que a educação permanente em saúde acontece por meio dá articulação entre a teoria e a prática(2). No processo de trabalho da enfermagem a educação permanente surge como uma estratégia para organizar a educação no trabalho sendo centralizado em atualizações técnicas e treinamentos visando aproximar educação e trabalho, concebidos, ambos, como práticas(1). Objetivos: Com base nisso, este artigo tem por objetivo identificar por meio da literatura produzida, a concepção de profissionais enfermeiros sobre a prática profissional de educação permanente/continuada. Metodologia: Trata-se de revisão narrativa, baseada em leituras exploratórias e seletivas do material do estudo, contribuindo para o processo de síntese e análise dos resultados em que o objeto de estudo foi à concepção de enfermeiros para a prática profissional de educação permanente/continuada. Ressalta-se que, nesse tipo de investigação, o material para a consolidação deve ter sido publicado, sendo constituído de livros e artigos de periódicos. A coleta de dados foi realizada entre os meses de fevereiro e março de 2016, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando-se os seguintes descritores: Educação continuada em enfermagem AND, Prática profissional AND, Enfermagem. Os critérios de inclusão adotados foram: relacionarem-se com a execução de educação continuada em serviços de saúde; pesquisas que abordassem a prática profissional do enfermeiro no contexto de educação continuada; pesquisas realizadas por e/ou com enfermeiros; estarem disponíveis na integra; e serem publicadas em português. Durante a análise dos trabalhos, iniciou-se a leitura dos títulos, seguida da leitura dos resumos e posteriormente dos textos completos. A aplicação dos critérios de exclusão foi realizada em todas as etapas, sempre por consenso de dois leitores. Foram suprimidos os artigos repetidos e excluídas as publicações em outro idioma que não seja português, além dos estudos que não contemplassem a pergunta de pesquisa estabelecida. Resultados: Dentre os artigos analisados sobre a concepção de enfermeiros sobre a prática profissional de educação continuada/permanente, os mesmos retratam que o enfermeiro é o responsável pelos setores de educação continuada, pois o mesmo possui competências técnicas, cientificas e éticas, uma vez que ele reconhece a realidade do processo de trabalho. A educação permanente na prática profissional evidencia-se por meio de atividades que o profissional assume enquanto cuida, mediante a motivação pela busca do autoconhecimento, do aperfeiçoamento e da atualização, colocando em prática nas equipes de saúde, com o objetivo de melhorar o cuidado prestado ao cliente e á comunidade. Os enfermeiros reconhecem ser necessárias atividades continuas de aprendizagem e que a realização de educação permanente de forma pontual favorece o crescimento profissional e institucional. Assim, o enfermeiro compreende que a educação permanente integra a educação continuada de caráter continuo de aprendizagem utilizando metodologias diferentes. Esse processo deve ser pautado na educação dialogada e transformadora, tento em vista a melhoria na formação de profissionais de saúde, a fim de melhorar a qualidade da assistência de enfermagem prestada aos pacientes. Os trabalhadores de enfermagem indicam que eles não participam de todas as fases do planejamento e tomada de decisão do processo de capacitações e ações educativas, visto que, na maioria das vezes existe motivação por parte dos profissionais para se capacitar, mas não se criam condições na prática para mudanças em conformidades com os princípios que as orientam interferindo na aplicação do que se aprende. Além disso, percebe-se que muitas vezes os enfermeiros tem dificuldade em distinguir o conceito de educação continuada e educação permanente e que, os setores de educação continuada precisam ser reestruturados e a educação permanente precisa ser colocada em prática nas equipes para atender as necessidades de saúde dos pacientes. Conclusões: A partir do estudo, percebe-se que a educação permanente/continuada é um processo em que o profissional enfermeiro está diretamente ligado, devendo atual de forma critica e transformadora, visando contemplar as necessidades individuais e coletivas de toda a equipe de saúde. Nos cursos de graduação de enfermagem o acadêmico necessita aprender a buscar conhecimentos, assumindo a responsabilidade por sua educação permanente, a fim de aprimorar o crescimento pessoal e profissional satisfazendo as exigências do mercado de trabalho. Além disso, o enfermeiro deve estar inserido na educação permanente/ continuada na saúde, pois o mesmo possui competências, conhecimentos e habilidades para gerenciar o processo de trabalho, reconhecendo as necessidades da sua equipe, a fim de melhor a qualidade da assistência prestada aos seus pacientes. A educação permanente é um processo lento e progressivo que busca reconstruir ou redefinir o perfil profissional, destacando a qualidade da assistência, em um contexto de humanização tendo como essência o cuidar. Assim, a educação permanente na enfermagem está num constante aprendizado, visando á qualificação profissional de forma a se tornar um profissional responsável, consciente e competente nas atividades que executa. Contribuições/Implicações para Enfermagem: A educação continuada/permanente empodera o profissional de saúde para que este pense de forma reflexiva sobre o seu ambiente de trabalho, vislumbrando um ambiente propicio de construção de saberes atrelada a ética profissional. A enfermagem está extremamente ligada aos objetivos da educação continuada/permanente, transformando a prática profissional e da organização, comprometida com o cuidar na sua integralidade. O enfermeiro deve ser o protagonista da educação permanente, levando a um processo de mudança que busca o aprender constante, direcionando-o para uma nova prática profissional, no desenvolvimento de ações gerenciais, assistenciais e educativas. Referências: 1. Paim CC, Ilha S, Backes DS. Educação permanente em saúde em unidade de terapia intensiva: percepção de enfermeiros. J. res.: fundam. care. [Internet]. 2015 [Citado em 2016 jun 25];7(1):2001-10. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/viewFile/3586/pdf_1443. 2. Cavalcante EFO, Macedo MLAF, Oliveira JSA, Martini JG, Backes VMS. Prática da educação permanente pela enfermagem nos serviços de saúde. Rev enferm UFPE [Internet] 2013 [Citado em 2016 jun 25];7(2):598-607. Disponível em: www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/download/.../541. Descritores: Educação continuada em enfermagem. Prática profissional. Enfermagem. |