Comunicação coordenada
84 | MOBILIDADE INTERNACIONAL DE DOUTORADO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Claudia Cristiane F M Rodrigues (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Pétala Tuani C.o. Salvador (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Viviane Euzébia Pereira Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) |
Resumo: O intercâmbio do estudante de pós-graduação emerge como um elemento promotor de troca de conhecimentos, consolidação, expansão e internacionalização técnico científica do aluno e do programa de pós graduação. Nessa perspectiva, experiências dessa natureza são extremamente relevantes já que agregam valor ao crescimento profissional e pessoal. Desse modo, a efetivação do programa Ciências sem Fronteiras constitui-se numa ferramenta inovadora no. Além disso, possibilita ao aluno vivenciar outras culturas, hábitos diferentes e específicos que auxiliam no crescimento individual. Com isso, esse relato de experiência tem como objetivo compartilhar e descrever a experiência discente em programa de mobilidade acadêmica internacional de duas doutorandas do programa de pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PGENF-UFRN). Para a concretização do intercâmbio as seguintes etapas foram realizadas: a) elegibilidade (inscrição no programa); b) atividades acadêmicas no contexto internacional; c) atividades extracurriculares e culturais; d) relatório final e documentação. Ressaltam-se as tarefas de cunho pessoal e científicas, como também as atividades desenvolvidas no decorrer do período deste intercâmbio. Os estudos tiveram início em fevereiro de 2016 e término em abril de 2016 na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL) em Lisboa e na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESENFC), em Coimbra. As participações foram dividas em 3 eixos principais. O primeiro direcionado a conhecer e participar os projetos e disciplinas integrados à linha de investigação dos orientadores estrangeiros, de forma a vivenciar experiências e conhecimentos desenvolvidos no âmbito das escolas em Lisboa e em Coimbra. Nesse aspecto as doutorandas tiveram encontros temáticos com os respectivos orientadores, cursaram disciplinas modulares ministradas pelos docentes das instituições de ensino e participaram em aulas práticas no laboratório de simulação realística. O segundo eixo direcionado a socialização e aperfeiçoamento dos projetos de doutoramento. Foram desenvolvidas revisões de literatura com os respectivos orientadores, tanto do Brasil como de Portugal, a fim de consolidar o objeto de estudo e possibilitar um aprofundamento da problemática em análise; além disso, houve um espaço para a socialização do projeto com outros doutorandos que estavam em estágio internacional, o que permitiu a troca de conhecimentos. No que se refere ao terceiro eixo esse teve como foco principal a busca pelo aprimoramento, crescimento humano e edificação técnico-científico da profissão, foi possível realizar visitas técnicas a instituições de ensino e assistenciais de enfermagem, como hospitais de referência e centros de saúde. O que proporcionou conhecer o funcionamento do sistema de saúde pública e organização do cuidado em algumas áreas hospitalares. Desse modo, a mobilidade acadêmica permitiu a convivência com outras universidades, estudantes e docentes e refletiu no aperfeiçoamento da formação acadêmica e profissional, e contribuiu para promoção de vínculos entre as universidades envolvidas, bem como a possibilidade de construir parcerias para futuros projetos e trabalho científico no contexto internacional. |