Comunicação coordenada
66 | EDUCAÇÃO PERMANENTE: AVANÇOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA | Autores: Maria José Sanches Marin (Faculdade de Medicina de Marília) ; Edinalva Neves Nascimento (Secretaria Municipal de Saúde de Marília) ; Márcia Aparecida Padovan Otani (Faculdade de Medicina de Marília) ; Silvia Franco da Rocha Tonhom (Faculdade de Medicina de Marília) ; Suelen Beatriz Alonso Deponti Alves (Faculdade de Medicina de Marília) |
Resumo: Introdução: Frente a necessidade de capacitação e formação dos profissionais de saúde e tendo em mente as dificuldades que os mesmos podem encontrar para o efetivo processo de EP, entre elas, a dificuldades de acesso, a Educação a Distância (EAD) torna-se um componente educacional importante. Destaca-se que na EAD, a produção do conhecimento individual e grupal deve ocorre por meio de um processo interativo e colaborativo favorecidos pelo uso de ambientes digitais. Insere-se como um processo de EP, na modalidade EAD o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família, oferecido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Esse curso foi desenvolvido no estado de São Paulo, com o propósito de capacitar 2000 profissionais atuantes na Estratégia Saúde da Família. Dada a sua relevância enquanto um instrumento mobilizador de conceitos e práticas para a atuação no SUS, propõe-se a realizar o presente estudo. Objetivos: verificar a opinião dos egressos quanto a estrutura, processo e resultados do curso, incluindo aspectos relacionados ao material disponibilizado, uso da plataforma, papel do tutor, encontros presenciais, o desenvolvimento do trabalho de conclusão de Curso e o impacto no curso na prática profissional. Método: Estudo quantitativo e descritivo realizado com 167 egressos do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família, na modalidade EAD, oferecido pela UNA-SUS, em parceria com a UNIFESP. O campo do estudo trata-se da Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS - 10) que se localiza na macro-região do Centro Oeste do Estado de São Paulo e é composta pelo Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS - IX) com 62 municípios agregados em cinco diferentes regiões de saúde, abrangendo uma população total de 1.077.491 habitantes. Inicialmente foram realizadas 24 entrevistas com egressos do curso. A partir disso, três dos pesquisadores realizaram análise detalhada do material das entrevistas, elaboraram uma lista de assertivas, seguidas por escala de Likert, com cinco possibilidades de respostas (1-Discordo totalmente; 2. Discordo; 3. Indiferente; 4. Concordo; 5. Concordo totalmente). Após socialização e discussão entre todos os integrantes do grupo de pesquisa, o instrumento ficou estruturado com 29 questões divididas nas dimensões: uso da plataforma, material disponibilizado, participação do tutor, encontros presenciais, realização do Trabalho de Conclusão de Curso e aplicação prática dos conhecimentos. Ressalta-se que todos os pesquisadores do grupo tiveram participação em distintos espaços do curso. O instrumento foi encaminhado para a totalidade dos egressos e responderam, 54 (32,3%) do total. O estudo contou com a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (Parecer nº 066796/2014). Resultados: No geral, todos os aspectos foram avaliados como positivo. No que se refere ao uso da plataforma disponibilizada, a maioria indica concordar ou concordar plenamente com o fato de ter tido facilidade para acessar e se adaptar à modalidade EAD, para redigir e postar as vivências e contribuições teóricas no fórum 53 (98,2%). A totalidade deles afirmaram concordar o concordar plenamente que a plataforma apresenta um formato que facilita o acesso e interação com as ferramentas disponibilizadas. Quanto ao material disponibilizado na plataforma, a maioria dos egressos afirmaram concordar que ele é atualizado e coerente com a prática na ESF 30 (56,3); que proporcionou subsídio para as discussões presenciais e online 28 (51,8%); que houve facilidade de acesso e que o mesmo despertou a reflexão sobre a prática, na mesma proporção 35 (62.2%). No entanto, referindo-se as assertivas que questionam sobre a continuidade do acesso ao material para subsidiar a prática profissional, 30 (55,5) afirmaram discordar totalmente, discordar ou foram indiferentes. Além disso, 21 (38,8) também responderam as alternativas discordo totalmente, discordo ou foram indiferentes quando questionados sobre a presença de atividades interativas como jogos, vídeos e animações. Nos aspectos investigados quanto ao papel do tutor, a maioria diz concordar que as atividades do grupo foram conduzidas de forma cuidadosa e com respeito às diferenças entre os integrantes do grupo 32(59,3%). Em percentuais semelhantes eles também indicam concordar plenamente que o tutor mantiveram contato permanente durante o curso; ofereceu apoio técnico e pedagógico para as dúvidas; participou ativamente das discussões dos fóruns e demais atividades do curso, além de estar presente nos encontros presenciais. A maioria assinalou concordo ou concordo plenamente nos item que referem-se aos encontros presenciais, quando indicam que os mesmos possibilitaram a troca de experiência e o fortalecimento das discussões 52 (92,3%); contribuíram para sanar dúvidas e possibilitaram e possibilitaram o reforço e pactuação em relação as atividades do curso 47 (87%). Para a realização do trabalho de Conclusão de Curso, como parte do desenvolvimento do curso, 39 (72,2%) dos egressos assinaram concordar ou concordar plenamente quanto a facilidade que tiveram para a realização do mesmo. Quanto ao orientador também assinalaram de forma positiva que o mesmo deu retorno de forma clara e pontual e que direcionou as atividades de acordo com as orientações disponíveis na plataforma. Nas assertivas que se referem à integração dos aspectos discutidos no curso com a prática profissional vivenciada por eles, tem se que o curso favoreceu o processo de trabalho em equipe, melhoria do cuidado aos usuários, modificou a prática profissional em relação ao vínculo e humanização das práticas em saúde, envolvimento nas ações de promoção da saúde e para o conhecimento dos papeis dos diferentes integrantes da equipe de saúde, sendo que quase a totalidade dos egressos responderam que concordam ou concordam plenamente em tais quesitos. Por fim, constatou-se que 49 (90,7%) assinalaram que concordam ou concordam plenamente que o curso contribuiu para melhorar a satisfação com o trabalho na ESF e a totalidade também concorda ou concorda plenamente em indicar o curso para os profissionais que atuam na ESF. Considerações finais: Depreende-se desta forma que o curso mostrou-se eficaz tanto na estrutura, como no processo e resultados, considerando a ótica dos egressos, visto que a plataforma é de fácil acesso. O material disponibilizado é atual e permite reflexão a partir dos problemas encontrados na prática profissional, o tutor exerceu o papel de mediador e incentivador do processo de aprendizagem e assim como o orientador do TCC manteve-se atendo e disponível para apoiar os estudantes. Revela-se ainda que para eles, foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos na prática profissional e maior aproximação com os princípios e diretrizes do SUS. Contribuições para a enfermagem: a formação em saúde para a atenção básica contribui para a melhoria da qualidade do cuidado. Descritores: Educação Permanente; Educação a Distância; Ensino. |