Roda de Conversa
59 | PERCEPÇÃO DE PÓS-GRADUANDOS SOBRE O ENSINO DE TEORIAS DE ENFERMAGEM PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL | Autores: Paloma Luana de Azevedo Ramos da Silva (Universidade Estadual de Maringá - UEM) ; Giselle Fernanda Previato (Universidade Estadual de Maringá - UEM) ; Eduardo Rocha Covre (Universidade Estadual de Maringá - UEM) ; Valéria Jacomin (Universidade Estadual de Maringá - UEM) ; Sandra Marisa Pelloso². (Universidade Estadual de Maringá - UEM) |
Resumo: A Enfermagem conta com estudiosos de inúmeras teorias, que contribuem para uma base fundamentada sobre a prática e que reúnem propostas para pensar a assistência, revelando propósitos, limitações e relações entre profissionais e clientes que cuidam e são cuidados1. As Teorias de Enfermagem são um grupo próprio de conhecimentos, que sustentam a atuação da enfermagem e fortificam a profissão, destacando-se como expressões dos valores e crenças profissionais, indicando a referência que irá fundamentar o trabalho e a relação de cuidado humano2. Essas teorias são referenciais imprescindíveis na composição disciplinar da profissão, pela relevância dessa temática para as áreas do ensino, pesquisa e a prática profissional assistencial e, de modo complementar por permitir que sejam reveladas as nuances e tendências do conhecimento acumulado por esta área do saber, frisando sua importância enquanto disciplina nos cursos de graduação e pós-graduação em enfermagem3. Nesse contexto, ressalta-se a importância do conhecimento e uso de Teorias de Enfermagem na formação e prática dos profissionais de enfermagem, uma vez que valorizam a atuação do enfermeiro durante o processo de enfermagem, como também favorecem uma interação humanizada entre cliente e profissional, justificando a realização de pesquisas nessa área. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo verificar a percepção de pós-graduandos sobre a importância das Teorias de Enfermagem para a formação e prática profissional. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, realizado com os pós-graduandos, matriculados em uma disciplina intitulada "Fundamentos Teóricos do Cuidado em Enfermagem", do curso de Pós-Graduação em Enfermagem, de uma Instituição de Ensino Superior, localizada no Noroeste do estado do Paraná. Os dados foram coletados no período de junho de 2016, por meio de entrevista individual com roteiro estruturado, realizada conforme disponibilidade do entrevistado, estabelecido por meio de contato prévio. O roteiro apresentou três partes, para nortear a coleta: a primeira referiu-se aos dados de identificação e sociodemográficas, a segunda parte com questões fechadas que compreenderam a formação, atuação e experiência profissional e a terceira parte com questões abertas, buscando compreender a opinião dos discentes sobre a importância da inclusão da disciplina na graduação e contribuições das teorias apresentadas para a prática profissional. A população foi constituída de 19 de pós-graduandos matriculados na disciplina, conforme informação obtida na secretaria do programa de pós-graduação. O resultado final da amostra foi de 14 estudantes, que aceitaram participar da entrevista. Para análise dos dados, foi adotado o modelo teórico de análise temática, proposta por Minayo (2010). O anonimato dos entrevistados foi preservado. O estudo foi realizado após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos com 1.563.579/2016 e atendeu a Resolução CNS, 466/2012. As entrevistas foram realizadas após consentimento dos entrevistados e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Podemos destacar como resultados, uma maior predominância do sexo feminino (13 alunos), a maioria encontrava-se entre a faixa etária de 20 e 25 anos (7), sobre ter experiência na prática profissional em enfermagem, apenas três referiram não possuir experiência. Para facilitar a compreensão e análise das respostas, foram elencadas e descritas duas categorias, conforme Minayo (2010), sendo elas: 1)Importância das Teorias de Enfermagem na graduação e pós-graduação em enfermagem e 2)Contribuições das Teorias de Enfermagem para a prática profissional. Na primeira categoria Importância das Teorias de Enfermagem na graduação e pós-graduação em enfermagem - os alunos ressaltaram a percepção sobre a importância da abordagem das Teorias de Enfermagem na graduação e pós-graduação em enfermagem, exemplificada pelas respostas a seguir: P05: "A inclusão das Teorias do Cuidado de Enfermagem nos currículos de graduação é de suma importância, pois o graduando terá contato com as diversas formas de atender ao indivíduo e coletividade, podendo assim prestar o cuidado holístico". P08: "Acredito ser extremamente importante à inserção de Teorias na graduação e pós-graduação, pois esse conhecimento oferece suporte para enfermagem, e dá maior visão para a prática, embasando um cuidado pautado em princípios mais esclarecidos, e que norteiam de modo mais organizado o processo de enfermagem e a ação da profissão como um todo". P10: "É de extrema importância para a graduação e também em programas de pós-graduação, assim os discentes conhecem as precursoras das teorias, do cuidado fundamentado em enfermagem e em quais características e particularidades este está baseado". P12- "As teorias de enfermagem embasam cientificamente a prática da enfermagem, se faz necessário uma boa formação durante a graduação para termos profissionais mais preparados e engajados a atuarem com a população, ofertando um cuidado de qualidade e melhorando a saúde". Os pós-graduandos apontam as teorias como fundamental para o exercício da profissão e isso acaba demandando uma maior visibilidade para a enfermagem. Já na segunda categoria Contribuições das Teorias de Enfermagem para a prática profissional - os entrevistados destacaram as contribuições que o estudo das teorias de enfermagem trouxe para a prática profissional individual, as mesmas foram descritas nas seguintes respostas: P05- "O estudo das teorias possibilita realizar a sistematização do cuidado prestado aos indivíduos e permite um cuidado mais completo e holístico". P09- "Acredito que o conhecimento das Teorias, é de suma importância para uma prática mais crítica e eficaz. Foi possível conhecer e identificar quais os princípios que serão mais cabíveis, a realidade do trabalho e do cenário em que estamos inseridos". P14- "Colaborou para minha assistência, pois com um plano de cuidados embasado em uma teoria, é possível perceber as necessidades individuais em cada situação, garantindo a qualidade ao cuidado". Foi possível evidenciar por meio das entrevistas apresentadas, que os alunos consideram o conhecimento das Teorias, como influência para uma assistência eficaz, qualificada e integral. Com isso, podemos considerar este ensino fundamental durante a formação de Enfermeiros, viabilizando uma atuação fundamentada, diferenciada e com uma visão holística sobre o cuidado. Conclui-se que a abordagem de teorias de enfermagem durante a formação, tanto na graduação, quanto na pós-graduação, propicia a construção do saber de forma crítica e reflexiva, onde o profissional enfermeiro embasará cientificamente sua prática, favorecendo o cuidado humanizado, visando à promoção da saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação do indivíduo, sua família e a comunidade no qual se encontra envolvido. REFERÊNCIAS 1Bertiolli SE, et al. Decisões e ações de cuidados em enfermagem alicerçadas em Madeleine Leininger. CogitareEnferm. 2013;18(4):775-81 2Henckemaier L, et al. Cuidado transcultural de Leininger na perspectiva dos programas de pós-graduação em enfermagem: revisão integrativa. Revista Ciência & Saúde. 2014; 7(2):85-91. 3Schaurich D, CROSSETTI MGO. Produção do conhecimento sobre teorias de enfermagem: análise de periódicos da área, 1998-2007. Esc Anna Nery RevEnferm 2010; 14 (1): 182-88. 4Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec; 2010. |