Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 50

Comunicação coordenada


50

PRECEPTORIA EM ENFERMAGEM NA ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE RESIDÊNCIA EM TERAPIA INTENSIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Amanda Regina da Silva Góis (Universidade de Pernambuco) ; Fatima Sampaio da Cunha (Universidade de Pernambuco/ Universidade politécnica de Valência) ; Juliana Lemos Zaidan (FUNESO/ Hospital Santa Joana Recife) ; Luciana Cyntya Goiana Freire (Universidade de Pernambuco/ Hospital Santa Joana Recife) ; Magaly Maia (Universidade de Pernambuco/ Hospital Santa Joana Recife)

Resumo:
Introdução: A residência em enfermagem tem como eixo principal a formação de profissionais capacitados para o desenvolvimento da atenção em saúde. Neste cenário o preceptor é aquele que interliga o ensino e o serviço, para isso deve estar familiarizado com os elementos do processo de ensino-aprendizagem1-3. Objetivos: Relatar a experiência de aproximação de enfermeiros assistenciais e coordenadores de enfermagem com o processo de ensino-aprendizagem para sua atuação como preceptores. Descrição metodológica: Trata-se de um relato de experiência, elaborado no processo de formação de preceptores para um programa de especialização Lato Sensu na modalidade Residência em Enfermagem em terapia intensiva, que oferece 02 vagas por ano. O ingresso do residente, acontece por meio de concurso público, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, aprovados são lotados em uma instituição da rede privada de assistência hospitalar de alta complexidade, acreditada internacionalmente. Resultados: Em um primeiro momento foi apresentada a Matriz curricular de atividade teórica e práticas. Tendo sido estabelecido e definido em regimento interno a frequência e conteúdo de encontros didático-pedagógicos para os preceptores. Logo depois, discussão e capacitação em estratégias de ensino-aprendizagem, para sistematizar o conhecimento através de seminários, estudo de caso, clube de revista, simulação, fórum e métodos problematizadores e ativos de aprendizagem nas atividades assistenciais2. Procedeu-se uma oficina de construção e discussão dos instrumentos e de métodos e técnicas de avaliação, considerando elementos afetivos psicomotor e cognitivos referentes a habilidades e competências esperadas3. Conclusão: A inserção do Processo de ensino-aprendizagem para a atuação do preceptor, sobretudo quanto aos elementos e instrumentos avaliativos contribui para a formação do enfermeiro residente. Contribuições / Implicações para a Enfermagem: Para ser efetivo, o papel do enfermeiro como preceptor no programa de residência deve considerar a capacitação e educação permanente sobre temas do processo de ensino-aprendizagem. Descritores: Enfermagem; Preceptoria; Avaliação; Ensino. Referências: Correa, G. T., Carbone, T. R. J., Rosa, M. F. D. A. P., Marinho, G. D., Ribeiro, V. M. B., & Motta, J. I. J. (2015). A critical analysis of preceptors' discourse in a process of teacher training. Pro-Posições, 26(3), 167-184. Dias, A. R. N., Paranhos, A. C. M., da Costa Teixeira, R., Domingues, R. J. D. S., Kietzer, K. S., & da Silva Freitas, J. J. (2015). Preceptoria em saúde: percepções e conhecimentos dos preceptores de uma unidade de ensino e assistência. Educação Online, (19), 84-99. Luckesi, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.