Roda de Conversa
37 | EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM E ENFERMAGEM GERIÁTRICA: UMA PRIORIDADE CONTEMPORÂNEA | Autores: Luiz dos Santos (Universidade Federal Fluminense) ; Fatima Helena do Espírito Santo (Universidade Federal Fluminense) ; Carla Lube de Pinho Chibante (Universidade Federal Fluminense) ; Fernanda Machado Pinheiro (Universidade Federal Fluminense) ; Fabiola de Oliveira Pires Vasconcelos (Universidade Federal Fluminense) |
Resumo: EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM E ENFERMAGEM GERIÁTRICA: UMA PRIORIDADE CONTEMPORÂNEA Fátima Helena do Espírito Santo Luiz dos Santos Carla Lube de Pinho Chibante Fernanda Machado Pinheiro Fabiola de Oliveira Pires Vasconcelos Introdução: O envelhecimento populacional é um fenômeno contemporâneo que demanda adequação de políticas públicas e formação de recursos humanos preparados para saber identificar, avaliar e implementar ações de cuidado nos diversos níveis de atenção à saúde da pessoa idosa1. O foco na integralidade da atenção e no cuidado deve ser trabalhado visando à prevenção e promoção da saúde da pessoa idosa, nos diversos níveis de atenção, a partir da compreensão ampliada do processo saúde-doença e do envelhecimento no curso de vida2. Portanto, na formação de recursos humanos na área de atenção ao idoso é fundamental oportunizar, ao longo da formação profissional, essa perspectiva para atender às demandas emergentes do processo de envelhecimento populacional e, ao mesmo tempo, contribuir para a construção e desenvolvimento de um modelo assistencial centrado em princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), tão necessário quanto ainda pouco consolidado em nosso contexto2. Nesse sentido, a Política Nacional de Atenção a Saúde da Pessoa Idosa preconiza a necessidade de provimento de recursos para ações de qualificação e de capacitação de recursos humanos e incremento da qualidade técnica dos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde na atenção à pessoa idosa3. Entretanto, a formação de profissionais na área da saúde do idoso enfrenta alguns desafios que podem comprometer a competência e a qualidade da assistência prestada a essa clientela1. Na Enfermagem, a maioria dos professores dos cursos de graduação ainda ensina conteúdos sobre o tema a partir da sua experiência ou conhecimentos ou por meio de auto-estudo e educação contínua1 A Enfermagem, que possui o maior quantitativo de profissionais na área de saúde4, precisa se comprometer de forma integrada com projetos e programas de formação e qualificação dos seus profissionais visando garantir uma assistência qualificada para o cuidado ao idoso nos serviços de saúde, tanto nos cursos de graduação, quanto nos cursos de nível médio, garantindo o seu compromisso social com a população, produzindo conhecimento e dando visibilidade a uma prática cientifica na abordagem e assistência ao cliente idoso, que possui especificidades no seu processo de adoecimento, tratamento e cuidado, frente ao processo de envelhecer e adoecer no mundo atual. Assim, os objetivos da educação gerontológica necessitam estar pautados em formar recursos humanos capazes de compreender o "ser velho" e o processo de envelhecimento em seus aspectos conceituais, sociais, políticos, profissionais e éticos, para poder elaborar e implementar propostas que tem como meta o enfrentamento das questões gerontológicas na sociedade contemporânea de modo eficaz, eficiente e efetivo2. Objetivo: identificar as evidências científicas na literatura sobre educação em enfermagem geriátrica. Descrição Metodológica: Revisão integrativa da literatura, que permite a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma área particular de estudo5. O estudo foi realizado na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) mediante busca de artigos publicados em português com os descritores: educação em enfermagem e enfermagem geriátrica, tendo como questão norteadora: "Quais são as evidências cientificas sobre educação em enfermagem e enfermagem geriátrica ?" De posse dos artigos selecionados, os mesmos foram caracterizados e, após leitura na integra, foram identificados os temas abordados nos mesmos, para síntese do conhecimento sobre o tema. Resultados: Foram identificados 47 artigos, entretanto apenas 9 estavam relacionados ao tema; 01 foi publicado em 1999, 6 publicados entre os anos de 2000 e 2008, 01 em 2013 e 2014, respectivamente. Quanto ao periódico de publicação: 01 na Revista Mineira de Enfermagem, 03 na Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), 01 na Revista Escola de Enfermagem Anna Nery, 01 na Revista Gaucha de Enfermagem, 01 na Revista Latino Americana de Enfermagem, 01 na Revista Brasileira de Enfermagem e 01 na Revista Texto Contexto Enfermagem; os autores são enfermeiros, a maioria com atuação docente. Todos os estudos usaram métodos qualitativos de pesquisa. Quanto aos temas pesquisados: 04 abordavam conteúdos de gerontologia no curso de graduação em enfermagem, 01 a visão do docente de enfermagem sobre idoso e gerontologia, 02 sobre construção do conhecimento em enfermagem gerontológica, 01 sobre prática educativa na qualificação da equipe de enfermagem para o cuidado ao idoso e apenas 01 estudo abordou a formação gerontológica do técnico de enfermagem a partir da abordagem cultural. Todos os estudos ressaltaram como necessário: inclusão e/ou adequação de conteúdos de gerontologia na educação em enfermagem e consolidação dessa especialidade na área de atuação profissional e pesquisa em enfermagem. Conclusão: Embora todos os estudos tenham focalizado o envelhecimento como perspectiva para a formação de profissionais aptos a prestar assistência a clientela idosa nos serviços de saúde, chamou atenção o fato de apenas 01 estudo abordar a formação de nível médio em enfermagem, haja vista essa categoria profissional ainda representar o maior quantitativo de profissionais de enfermagem e ser o enfermeiro o principal responsável tanto pela formação, quanto pela qualificação e supervisão desses profissionais nos serviços de saúde. Implicações para a Enfermagem: Para assegurar uma assistência qualificada e segura ao cliente idoso nos serviços de saúde a Enfermagem precisa assumir como compromisso a formação e qualificação de recursos humanos em consonância com as demandas da população, com as políticas publicas e princípios norteadores do Sistema Único de Saúde, promovendo assim, maior visibilidade das ações de enfermagem para o avanço na construção do conhecimento em enfermagem gerontológica. Descritores: Educação em enfermagem, enfermagem geriátrica Eixo 2 - A formação em Enfermagem: da política à prática profissional 1.Diogo MJD'E. Formação de Recursos humanos na área de saúde do idoso. Rev. Latino-am Enfermagem 2004 março-abril; 12(2): 280-2. 2.Motta LB; Caldas CP; Assis M. A formação de profissionais para a atenção integral à saúde do idoso: a experiência interdisciplinar do NAI - UNATI/UERJ. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2008 Aug [cited 2016 June 19]; 13(4): 1143-1151. 3.Brasil. Ministério da Saúde. Portaria MS/GM nº 2.528, de 19 de outubro de 2006. Aprova a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa [legislação na Internet]. Brasília; 2006. 4.Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Disponível em: http://www.cofen.gov.br/pesquisa-inedita-traca-perfil-da enfermagem_31258.html 5.Mendes DS; Silveira RCCP; Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2008 Out-Dez; 17(4): 758-64. |