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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 5

Comunicação coordenada


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ENSINO SOBRE SAÚDE DO IDOSO NA MATRIZ CURRICULAR DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: SUL DO BRASIL

Autores:
Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Darla Lusia Ropelato Fernandez (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Bianca Martins Dacorregio (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Juliana Balbinot Reis Grondi (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Juliete Coelho Gelsleuchter (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O fato mais marcante para as sociedades atuais é o processo de envelhecimento populacional verificado em todos os continentes. A população idosa brasileira tem crescido de forma rápida em termos proporcionais, atualmente representa pelo menos 10% da população total brasileira, com aproximadamente 20 milhões de pessoas idosas. Segundo projeções estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2025 o Brasil alcançará um contingente de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade1,2. O envelhecimento da população no Brasil vem acompanhado de certa preocupação, pois apesar de ser processo natural, sabe-se que não ocorre de forma homogênea a todos os indíviduos e assim a longevidade é acompanhada por demandas específicas que precisam ser reconhecidas, avaliadas e atendidas por profissionais devidamente capacitados. Porém conteúdos relativos ao ensino voltado à saúde do idoso nos curriculos dos cursos de graduação em enfermagem foram timidamente inseridos no decorrer do tempo, como iniciativa de algumas escolas, independentemente da legislação vigente3. O ensino da saúde do idoso é temática recente no ensino de graduação, apesar de que desde 1966 foi declarada como especialidade pela American Nurses Association (ANA). A Divisão de Enfermagem Gerontológica desta Associação descreveu, em 1981, programa para o ensino de graduação que previa conhecimentos básicos e o desenvolvimento de habilidades em enfermagem (incluindo enfermagem ao idoso) necessários para preparar o enfermeiro generalista para a prática em enfermagem gerontológica4. Além disso no Brasil, a política Nacional do Idoso propõe modificações curriculares que tem como objetivos produzir conhecimento e discutir o processo de envelhecimento2. O ensino da enfermagem, com disciplinas especificas sobre saúde do idoso, possibilita o desenvolvimento qualificado da atenção à saúde do idoso. É essencial que o discente de enfermagem tenha oportunidade de repensar possíveis atitudes em relação à população idosa, bem como tenha conhecimentos clínicos que embasem o atendimento a estes indivíduos e coletividade. Neste contexto, o profissional enfermeiro pode se destacar por sua atuação no cuidado à pessoas idosas. Assim, vale refletir acerca da capacitação que este profissional vem recebendo sobre a saúde do idoso durante o processo de formação profissional. Para se tornar profissional atuante na saúde do idoso no futuro, entende-se que seja necessário oportunizar ao discente de enfermagem conhecimento científico relativo a essa área. Assim, a forma como esse tema vem sendo abordado nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil motivou a realização deste estudo. Os resultados aqui apresentados representam parcial do levantamento nacional, referindo-se exclusivamente aos dados da região sul. OBJETIVO: Refletir sobre o ensino relacionado à saúde do idoso nos cursos de graduação em enfermagem na região sul do Brasil. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Pesquisa documental, desenvolvida mediante levantamento de informações dos cursos de graduação em enfermagem da região sul do Brasil, cadastrados no site do Ministério da Educação, por meio de consulta ao portal e-MEC disponível na Internet. Após este levantamento, foi realizada análise das matrizes curriculares dos cursos de enfermagem identificados no portal e-MEC, por meio de consulta aos sites de cada Instituição de Ensino Superior. A coleta de dados na Internet foi realizada no período de 01 a 11 de junho de 2015. Foram identificados 111 cursos de enfermagem cadastrados no Ministério da Educação. Destes, 26 foram excluídos, pois não apresentaram matriz curricular na página da instituição na internet, totalizando como corpus de análise a matriz curricular de 85 cursos. Nestes cursos foi identificada a existência de disciplinas, que apresentem terminologia idoso no título. Destas foram consideradas: nomenclatura, semestre de inserção na estrutura curricular, carga horária (teórica e prática), foco das disciplinas. RESULTADOS: Dos 85 cursos analisados, 74,1% (63) ofertam disciplinas que evidenciam no título a palavra idoso, destes 66,6% (42) oferecem tais disciplinas a partir do 5º semestre da graduação. A carga horária disponibilizada nas referidas disciplinas não está apresentada publicamente em algumas instituições e outras apresentam informações faltantes, desta forma não foi possível apresentar análise da média deste item. Em relação ao foco das disciplinas, a maioria dos cursos (50,8%) apresentam disciplinas com o tema saúde do idoso mesclado ou vinculado a outra temática do ciclo vital: "Saúde do adulto e idoso", "Saúde do adulto, idoso e da família" e "Saúde do homem, da mulher e do idoso", estes são alguns exemplos de disciplinas ofertadas encontradas nas matrizes curriculares analisadas. O foco múltiplo das disciplinas impossibilita a análise sobre o aprofundamento da temática: saúde do idoso nas disciplinas, pois não existem informações disponíveis sobre o quantitativo de carga horária interna relacionada diretamente a este assunto; tampouco, não há informação a respeito de quais conteúdos relacionados ao idoso são abordados nas disciplinas ofertadas. Em contrapartida, 49,2% dos cursos que ofertam disciplinas específicas do idoso e/ou com assuntos complementares à gerontologia, têm disciplinas intituladas: "Envelhecimento humano", "Enfermagem gerontogeriátria", "Enfermagem no envelhecimento saudável" e "Atenção ao cliente idoso". O Paraná é o Estado que mais apresenta cursos de graduação em enfermagem com oferta de disciplinas voltadas à temática idoso (80,6%), seguido por Santa Catarina (83,3%) e Rio Grande do Sul (62,1%). Em compensação, o Rio Grande do Sul é o Estado onde foi encontrado maior número de disciplinas específicas para a saúde do idoso, (83,3%), seguido de Santa Catarina (75%), e Paraná (58,6%). CONCLUSÃO: Para atender à demanda do envelhecimento populacional brasileiro, é fundamental que o enfermeiro esteja instrumentalizado com conhecimentos específicos sobre a saúde do idoso. Assim, é fundamental preconizar nos currículos de graduação a abordagem a esse tema. Desse modo, o ensino da enfermagem gerontogeriátrica durante a formação do enfermeiro poderá contribuir para a melhorias na qualidade do atendimento em saúde voltados a essa parcela da população. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O enfermeiro deve estar devidamente habilitado para atuar adequadamente junto a população idosa, mediante avaliação multidimensional, abordando competente avaliação clinica múltipla. Para tanto necessita de conhecimentos adquiridos através da inserção de conteúdos gerontogeriátricos nos currículos de graduação. Apesar da proposta de inserção do ensino da saúde do idoso no ensino da gradução ser recente, converge com as adequações curriculares propostas pelo Ministerio da Educação5, bem como com as necessidades populacionais da sociedade brasileira. Desta forma o curso de graduação em Enfermagem deve apresentar proposta curricular adequada às necessidades demográficas, sociais e de interesse para a saúde do futuro, incluindo conteúdos relacionados a saúde do idoso obrigatoriamente durante a formação no ensino superior. REFERÊNCIAS: 1) Brasil. Ministério da Saúde. Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento. Brasília; 2010. 2) Brasil. Lei 8.842 de 4 de janeiro de 1994. Diário Oficial da União . Brasília; 1994. 3) Sá MJL. A formação de recursos humanos em Gerontologia: fundamentos epistemológicos e conceituais. In: Freitas EV, Py L, Cançado F, Gorzoni, ML e organizadores. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2015. 4) YURCHUCK ER, BROWER HT. Faculty preparation for gerontological nursing. J.Geront.Nurs.; v. 20, n. 1, p. 17-24, 1994. 5) FERREIRA MC, SOUTELLO ALS, RIBEIRO SA. A importância do ensino da saúde do idoso na graduação em enfermagem: uma visão discente. Ensaios e Ciencia: C. Biologicas, Agrarias e da Saúde. v. XII, n1, 2008, p. 19-29 DESCRITORES: Idoso; Enfermagem Geriátrica; Programas de graduação em enfermagem.