15/05/2012
Centro histórico de Belém, um passeio inesquecível!
Moderna e charmosa, a cidade das mangueiras, repleta de construções portuguesas que datam dos séculos 17 e 18 revitalizadas e restauradas, é um convite para uma viagem no tempo. A arquitetura neoclássica dos prédios do localizados no centro da capital paraense, encanta turistas e visitantes.
Belém é porta de entrada para a região amazônica. Uma cidade arborizada, rica em cores que se destaca pela quantidade e diversidade de sabores e odores que podem ser sentidos nas ruas, nas barracas que vendem o açaí e o tacacá e nas mangueiras carregadas de mangas maduras que perfumam o ar.
Visitar o centro de Belém é uma imersão na história da arquitetura e da arqueologia. O complexo Feliz Lusitânia abriga um conjunto arquitetônico dos séculos XVII e XVIII que é composto pelo Forte do Presépio, Catedral da Sé, Casa das Onze Janelas e Igreja de São João.
Palácios e museus também fazem parte da história de Belém. O Palácio Antônio Lemos sede da Prefeitura de Belém é tombado pelo patrimônio histórico federal, estadual e municipal sendo uma das poucas edificações públicas que mantém suas características originais. Bem próximo fica o Museu de Arte de Belém. O museu abriga um acervo de obras que retratam através de pinturas e fotografias locais pitorescos da capital paraense e de seus habitantes além de exposição de esculturas e peças do artesanato amazônico.
O Palácio Lauro Sodré, sede do Museu do Estado do Pará, é um exemplo da riqueza e ostentação vividos na época do ciclo da borracha. Reluzentes lustres de cristal adornam os salões nobres onde telas de pintores renomados como Antonio Parreiras, Décio Vilares, Benedicto Calixto, enfeitam as paredes e compõe o acervo cultural do local. Visitar o centro histórico de Belém é um retorno a um passado glamuroso e rico em cultura e história. Vale a pena uma visita!!!