10/05/2012
Celeiro da diversidade cultural
Situado no centro da região norte do Brasil, o Pará é o segundo maior Estado do país. Banhado pelos rios Amazonas, Tapajós Tocantins e Xingu o Pará possui além da capital Belém com cerca de 2 milhões de habitantes cidades importantes e conhecidas como Altamira, Ananindeua, Marabá, Paraupebas e Santarém.
O povo paraense mantém vivas as tradições populares e cultiva um grande interesse pela natureza. Raças, cores e ritmos convivem em harmonia. A vinda dos imigrantes portugueses, espanhóis, italianos, japoneses além da influência de africanos e indígenas tornaram o Pará um celeiro de diversidade cultural.
Da natureza surge a matéria prima que, pelas mãos e critividade dos artesãos paraenses, é transformada em jóias, cerâmicas, cestarias e objetos de madeira exportados para o mundo inteiro. Além do artesanato, o Estado do Pará se destaca pelo folclore onde as danças típicas como o carimbó entram no compasso junto com os mais variados ritmos musicais.
A gastronomia dos paraenses carrega consigo a influência cultural indígena além de pitadas africanas e portuguesas. À base de frutos do mar, frutas e legumes, encontrados nas férteis terras e águas amazônicas, os pratos da culinária paraense geralmente são cozidos em panelas de barro e servidos acompanhados de farinha de mandioca.
Os roteiros turísticos do Pará estão entre os mais visitados do mundo. Em Belém, o destaque fica para o Mercado do Ver-o-Peso. As areias brancas iluminam a ilha de Marajó. A beleza selvagem de Tapajós encanta os visitantes. O Pará tem muitos destinos imperdíveis. Aventure-se!!! Seja bem vindo.