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350 | A IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO DE RESIDENTES DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Aline Batista Matos (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Rayane Silva Brito (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Antonia dos Reis Braga (rbtonia@hotmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Joyce Kelly Soares da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Cícera Eugênia Pereira da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM (PE) COMO PARTE INTEGRANTE DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) É FUNDAMENTAL NO PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DA ASSISTÊNCIA JUNTO AO PACIENTE, PROPORCIONANDO UM CUIDADO INDIVIDUALIZADO. AUTORAS ENFATIZAM QUE “ALGUMAS INSTITUIÇÕES UTILIZAM A SAE COMO UMA METODOLOGIA ASSISTENCIAL POR MEIO DA APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM O QUAL PODE SER ENTENDIDO COMO A APLICAÇÃO PRÁTICA DE UMA TEORIA DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AOS PACIENTES.1” DESTE MODO, O PROCESSO DE ENFERMAGEM DEVE SER FUNDAMENTADO POR UMA TEORIA QUE ATENDA A NECESSIDADE DOS CLIENTES DA UNIDADE DE TRABALHO NO QUAL SERÁ APLICADO. A RESOLUÇÃO DO COFEN Nº 358/2009 CONSIDERA QUE “ O PROCESSO DE ENFERMAGEM É UM INSTRUMENTO METODOLÓGICO QUE ORIENTA O CUIDADO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM E A DOCUMENTAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL, ” ESTANDO O MESMO DIVIDIDO EM CINCO ETAPAS: COLETA DE DADOS, DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM, PLANEJAMENTO DE ENFERMAGEM, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO. ESTA MESMA RESOLUÇÃO SALIENTA AINDA QUE O PE DEVE SER REALIZADO EM TODOS OS LOCAIS EM QUE OCORRA O CUIDADO DA ENFERMAGEM2.A SAE E O PE SÃO TEMÁTICAS POUCO DISCUTIDAS NA GRADUAÇÃO E NOS CURSOS TÉCNICOS, O QUE DIFICULTA A IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. AUTORES RESSALTAM QUE O PREPARO INSUFICIENTE NO ÂMBITO TEÓRICO QUANTO PRÁTICO PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM, EVIDENCIAM LACUNAS PRESENTE NO ENSINO DA ENFERMAGEM, REPERCUTINDO COMO DIFICULDADE E NÃO ADESÃO À EXECUÇÃO DO PROCESSO ENQUANTO PROFISSIONAIS3.OS CONHECIMENTOS FILOSÓFICOS, CIENTÍFICOS E PRÁTICOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM TANTO PARA ESTUDANTES GRADUANDOS QUANTO PARA RESIDENTES DE ENFERMAGEM SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES, VISTO QUE É POR MEIO DA EXECUÇÃO, ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA, QUE SE APRIMORA O RACIOCÍNIO CLÍNICO E DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM. NESTE CONTEXTO, CONSTITUI-SE COMO QUESTÃO NORTEADORA DO ESTUDO: QUAL A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO RESIDENTE? COMO OBJETIVO, RELATAR A EXPERIÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO COMO ENFERMEIRO RESIDENTE NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NAS CLÍNICAS MÉDICAS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: CONSTITUI-SE COMO UM ESTUDO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. O CAMPO NO QUAL RELATAMOS O ESTUDO FORAM AS UNIDADES DE INTERNAÇÃO CLÍNICA MÉDICA I E II DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM ARACAJU/SE NO ANO DE 2015.O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO FOI INICIADO NO MÊS DE SETEMBRO DE 2015, MEDIANTE A SUPERVISÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM (NEPE) DO HOSPITAL (VALE RESSALTAR QUE ANTERIORMENTE HOUVE A TENTATIVA DE IMPLANTAÇÃO POR PROFESSORES JUNTO A ENFERMEIROS DO HOSPITAL, CONTUDO NÃO FOI POSSÍVEL A IMPLEMENTAÇÃO EFETIVA DO PE). ALÉM DISTO, HOUVE A PARCERIA COM AS ENFERMEIRAS PRECEPTORAS DAS REFERIDAS UNIDADES, ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES PARA APRESENTAÇÃO E CONSIDERAÇÕES SOBRE O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, JÁ EXISTENTE NA INSTITUIÇÃO. ESSE INSTRUMENTO FOI ELABORADO POR UM GRUPO DE ENFERMEIROS E PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE E FOI BASEADO NA TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS DE WANDA AGUIAR. POSTERIORMENTE, REALIZOU-SE O LEVANTAMENTO DOS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM MAIS FREQUENTES NAS UNIDADES, ASSIM COMO AS INTERVENÇÕES MAIS PERTINENTES DE SEREM PRESCRITAS E IMPLEMENTADAS DE ACORDO COM O RECURSO TEÓRICO DA TAXONOMIA DA NORTH AMERICAN NURSING DIAGNOSIS ASSOCIATION (NANDA), DO NURSING INTERVENTIONS CLASSIFICATION (NIC) E REALIDADE DA INSTITUIÇÃO. ALÉM DISTO, PARA PRIORIZAR OS PACIENTES FOI UTILIZADA A ESCALA DE FUGULIN, A QUAL PERMITE CLASSIFICAR O GRAU DE DEPENDÊNCIA DOS PACIENTES EM CUIDADOS INTENSIVO, SEMI-INTENSIVO, ALTA-DEPENDÊNCIA, INTERMEDIÁRIO E CUIDADOS MÍNIMOS. A PARTIR, DISTO INICIOU-SE O PROJETO PILOTO COM AVALIAÇÃO RECORRENTE A FIM DE DETECTAR NÃO CONFORMIDADES, PARA POSTERIORMENTE ESTABELECER ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DAS FRAGILIDADES DETECTADAS. PARA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS E DISCUSSÕES DESCREVEREMOS AS CONTRIBUIÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DO PE PARA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS RESIDENTES, ASSOCIANDO AOS ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA. RESULTADOS: APÓS O EXERCÍCIO PRÁTICO DA IMPLANTAÇÃO DO PE OBSERVOU-SE UMA MELHORIA NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA AOS PACIENTES COM ALTA – DEPENDÊNCIA, SENDO O CUIDADO DIRECIONADO ÀS NECESSIDADES EVIDENCIADAS E PROBLEMAS DE SAÚDE DO PACIENTE. ALÉM DISSO, CONSEGUIU-SE APROXIMAR OS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS, TEÓRICOS E FILOSÓFICOS COM A PRÁTICA CLÍNICA DA ENFERMAGEM GARANTINDO UM CUIDADO MAIS SEGURO E INDIVIDUALIZADO AO PACIENTE. A REALIZAÇÃO DO PE UM APROFUNDAMENTO TEÓRICO EM RELAÇÃO AO TEMA, POSSIBILITANDO COMPREENDER A NECESSIDADE DE ARTICULAÇÃO COM AS DEMAIS ÁREAS DO CONHECIMENTO COMO ANATOMIA, FISIOLOGIA, SEMIOLOGIA, SEMIOTÉCNICA, GESTÃO E GERENCIAMENTO. TAMBÉM CONSTITUÍRAM PONTOS FUNDAMENTAIS PARA O ENRIQUECIMENTO DA PRÁXIS. PARA DESENVOLVER AS ETAPAS DO PROCESSO DE ENFERMAGEM É NECESSÁRIO O CONHECIMENTO DAS DISCIPLINAS AS QUAIS OS ENFERMEIROS UTILIZARÃO DIRETA OU INDIRETAMENTE, BEM COMO DOS CONCEITOS QUE CARACTERIZAM A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM, POIS ESTE CONHECIMENTO FAVORECE A AQUISIÇÃO DE AUTONOMIA, TOMADA DE DECISÃO E CONSEQUENTEMENTE O RACIOCÍNIO CLÍNICO, DEVENDO, PORTANTO, SER ALVO CONTÍNUO DAS AÇÕES EDUCATIVAS4.COMO FATORES FACILITADORES FORAM ENCONTRADOS TIVEMOS O APOIO DO NEPE, O APOIO DA CHEFIA DE ENFERMAGEM E DISPONIBILIDADE DE MATERIAIS TEÓRICOS. AS REUNIÕES PERIÓDICAS PARA DISCUSSÃO E APRIMORAMENTO DA EXECUÇÃO DO PE. NO QUE CONCERNE ÀS DIFICULDADES VALE RESSALTAR A DEMANDA DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E BUROCRÁTICAS BEM COMO A QUANTIDADE DE PROCEDIMENTOS TÉCNICOS, A FALTA DE INTERESSE DE ALGUNS INTEGRANTES DA EQUIPE, A FALTA DE PREPARO TÉCNICO DE ALGUNS ENFERMEIROS. ESTES DADOS CORROBORAM COM UM ESTUDO REALIZADO COM ENFERMEIROS DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, NO QUAL OS ENFERMEIROS RELATARAM AS DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DA SAE, L 85% APONTARAM EXCESSO DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS, 30% RELATARAM NÚMEROS REDUZIDOS DE ENFERMEIROS PARA TOTAL DE PACIENTES, 10% FALTA DE COLABORAÇÃO DA EQUIPE (TÉCNICOS, AUXILIARES) E 05% CONHECIMENTO INSUFICIENTE EM TODAS AS ETAPAS5.CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: A EXPERIÊNCIA POSSIBILITOU A PARTICIPAÇÃO ENQUANTO ENFERMEIROS RESIDENTES PROTAGONISTAS DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO, DESPERTANDO PARA A NECESSIDADE DE REALIZAR DISCUSSÕES SOBRE A RELEVÂNCIA EM ABORDAR COM MAIS PROFUNDIDADE A TEMÁTICA EM QUESTÃO NOS ÂMBITOS ACADÊMICOS, PÓS-GRADUAÇÃO, E NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE, VISTO QUE A ELABORAÇÃO DO PROCESSO PERPASSA PELA PARTE TEÓRICO-FILOSÓFICO E PRÁTICA DA ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM. PORTANTO, AS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE E DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, TORNA-SE SINE QUA NON PARA QUE HAJA MOTIVAÇÃO, ENVOLVIMENTO POR PARTE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM E ENFERMEIROS RESIDENTES NA EXECUÇÃO DO PE FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO RESIDENTE.
DESCRITORES: ENFERMAGEM, EDUCAÇÃO CONTINUADA, HOSPITAL DE ENSINO
REFERÊNCIAS
1. HERMIDA, P.M.V, ARAÚJO, I.E.M. SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: SUBSÍDIOS PARA IMPLANTAÇÃO. REV. BRAS. ENFERM. 2006 SET-OUT; 59(5): 675-9.
2. BRASIL. RESOLUÇÃO COFEN 358/2009. DISPÕE SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM EM AMBIENTES, PÚBLICOS OU PRIVADOS, EM QUE OCORRE O CUIDADO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. BRASÍLIA, 2009. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.COFEN.GOV.BR/RESOLUOCOFEN3582009_4384.HTML 2/3
3. TAKAHASHI, A.A.ET AL. DIFICULDADE E FACILIDADES APONTADAS POR ENFERMEIRAS DE UM HOSPITAL DE ENSINO NA EXECUÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM. REV. ACTA PAUL.ENFER.V.21, N1, P.32-38,2008.
4. BARATA, J.M.L.A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA PARA A IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. IN: TANNURE, M.C.; PINHEIRO, A.M. SAE: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: GUIA PRÁTICO. RIO DE JANEIRO EDITORA GUANABARA KOOGAN.2ªEDIÇÃO, P. 277-284, 2015.
5. CRUZ, L.S.D.F, ET AL. DIFICULDADES APRESENTADAS POR ENFERMEIROS NA OPERACIONALIZAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM- SAE. ANAIS DO XIV ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E X ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO. SÃO PAULO: UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA, 2010. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.INICEPG.UNIVAP.BR/CD/INIC_2010/ANAIS/ARQUIVOS/0112_1082_01.PDF.ACESSO EM:19DE MAIO DE 2016. |