Comunicação Coordenada
336 | O PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM NO QUOTIDIANO E SAÚDE -PROCEQUIS: SAE NA PRÁXIS E FORMAÇÃO DA ENFERMAGEM | Autores: Rosane Gonçalves Nitschke (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA- UFSC) ; Samanta Rodrigues Michelin (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA- UFSC) ; Gisele Cristina Manfrini Fernandes (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA- UFSC) ; Laura Cristina da Silva Lisboa de Souza (enflislaura@gmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA- UFSC) ; Juliana Chaves da Costa (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA- UFSC) ; Adriana Dutra Tholl (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA- UFSC) |
Resumo: RESUMO: O PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM NO QUOTIDIANO E SAÚDE – PROCEQUIS TRATA-SE DE UM MODELO DE PESQUISA PARTICIPATIVO QUE INICIOU SUA TRAJETÓRIA NOS ANOS 80 ATÉ A ATUALIDADE, DESENVOLVIDO NO SUL DO BRASIL, A PARTIR DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, DE NITSCHKE NO ANO DE 1991(1) VINCULADA AO GRUPO DE ASSISTÊNCIA, PESQUISA E EDUCAÇÃO, NA ÁREA DA SAÚDE DA FAMÍLIA (GAPEFAM). DESDE ENTÃO, TEM SIDO LAPIDADO, INCORPORANDO VIVENCIAS DE CUIDADO NO PROJETO NINHO, JUNTO A FAMÍLIAS EM VÁRIOS CENÁRIOS DE CUIDADO E NO NÚCLEO DE PESQUISA E ESTUDOS SOBRE ENFERMAGEM, QUOTIDIANO, IMAGINÁRIO E FAMÍLIA DE SANTA CATARINA (NUPEQUISFAM-SC), ATRAVÉS DE ORIENTAÇÕES DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE GRADUAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO, MESTRADO E DOUTORADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). ESTE ESTUDO AQUI RELATADO TEM COMO OBJETIVO SOCIALIZAR A EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO MODELO DE CUIDADO E PESQUISA SISTEMATIZADO, DENOMINADO, ATUALMENTE, DE PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM NO QUOTIDIANO E SAÚDE – PROCEQUIS. METODOLOGIA: PARA O LEVANTAMENTO DOS ESTUDOS QUE APLICARAM O MÉTODO DE PESQUISAR E CUIDAR REALIZOU-SE UMA BUSCA EM DUAS FONTES ELETRÔNICAS: O CURRÍCULO LATTES DA PLATAFORMA LATTES DA AUTORA E ORIENTADORA DOS ESTUDOS E OS PRÓPRIOS ESTUDOS DISPONIBILIZADOS NO ACERVO DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC. COMO DESCRITORES EM PORTUGUÊS UTILIZOU-SE O NOME DA AUTORA E PESQUISAR-CUIDAR, PROCESSO DE CUIDAR, PESQUISAR, QUOTIDIANO. OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO DEFINIDOS FORAM: TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, MONOGRAFIAS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA UFSC, DISSERTAÇÕES E TESES QUE APLICARAM O MÉTODO E QUE FORAM DE ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DRA. ROSANE G. NITSCHKE, NO PERÍODO DE 1997 ATÉ 2015. E COMO COMPLEMENTO, ESTES ESTUDOS DEVERIAM ESTAR DISPONÍVEIS ON-LINE E IMPRESSO PARA A RETIRADA DE EVENTUAIS DÚVIDAS DAS PESQUISADORAS. FORAM ANALISADOS UM TOTAL DE 33 PRODUÇÕES CIENTÍFICAS, SENDO DESTAS, DEZENOVE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (TCC), CINCO MONOGRAFIAS DA ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA E NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM SÃO NOVE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E CINCO TESES DE DOUTORADO, TODOS DESENVOLVIDOS NA UFSC. OS PASSOS METODOLÓGICOS E INTERATIVOS DO PROCEQUIS SÃO CINCO ETAPAS: CONHECENDO O QUOTIDIANO DA EQUIPE; (MOMENTO NO QUAL O PESQUISADOR FAZ A IMERSÃO NO QUOTIDIANO ONDE SERÁ DESENVOLVIDA A PESQUISA, CONHECE COMO OCORRE AS RELAÇÕES ENTRE OS INDIVÍDUOS, COMO CONVIVEM NA COLETIVIDADE E A RELAÇÃO COM O AMBIENTE); DEFININDO A SITUAÇÃO; (MOMENTO DE DEFINIR JUNTO AOS SUJEITOS DE PESQUISA A VALIDADE E VIABILIDADE DO OBJETO A SER PESQUISADO); REPENSANDO O QUOTIDIANO; ( PROPONDO UM CUIDADO E REFLETINDO SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVIDA E QUAIS AS TRANSFIGURAÇÕES PARA O QUOTIDIANO ESTA MODALIDADE DE PESQUISA-CUIDAR DESPERTOU NO VIVER DOS ENVOLVIDOS). COMPREENDE-SE QUOTIDIANO “A MANEIRA DE VIVER DOS SERES HUMANOS QUE SE MOSTRA NO DIA-A-DIA, ATRAVÉS DE SUAS INTERAÇÕES, CRENÇAS, VALORES, SIGNIFICADOS, CULTURA, SÍMBOLOS QUE VAI DELINEANDO SEU PROCESSO DE VIVER, NUM MOVIMENTO DE SER SAUDÁVEL E ADOECER, PONTUANDO SEU CICLO VITAL” (NITSCHKE)2. O MODELO DE PESQUISA SEGUE REFERENCIAL TEÓRICO DA MICROSSOCIOLOGIA DO QUOTIDIANO E SOCIOLOGIA COMPREENSIVA, PRESSUPOSTOS DA RAZÃO SENSÍVEL DE MICHEL MAFFESOLI (3), INTERACIONISMO SIMBÓLICO, COMPONENTES DO CUIDADO DE MADELEINE LEINNINGER. OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE MAFFESOLI INDICAM AS NOÇÕES DE PÓS-MODERNIDADE; ÉTICA DA ESTÉTICA; SOCIALIDADE; DUPLICIDADE; TEATRALIDADE; MÁSCARA, PASSIVIDADE FECUNDA; SOLIDARIEDADE MECÂNICA E ORGÂNICA; TRIBALISMO PÓS-MODERNO. OS ELEMENTOS DE CUIDADO DE LEINNINGER, SÃO: DIALOGAR COM, REFLETIR COM, MEDITAR COM, TROCAR IDEIAS, TROCAR ENERGIAS, TROCAR EXPERIÊNCIAS, PROMOVER CONHECIMENTOS, ESCLARECER, INFORMAR, ORIENTAR, NUTRIR, CRIAR, EDUCAR, TOCAR, TRANSFIGURAR, REPENSAR, UTILIZADOS NO PROCEQUIS QUE EVIDENCIA A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE PESQUISA. RESULTADOS: O PROCEQUIS SE MOSTROU EFETIVO COMO MÉTODO DE PESQUISA TANTO NO CENÁRIO HOSPITALAR, COMO NO CENÁRIO COMUNITÁRIO, CONTEMPLANDO OS DIFERENTES MOMENTOS DO CICLO VITAL, DESTACANDO A RAZÃO SENSÍVEL COMO FIO CONDUTOR, MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DE ENFOCAR O QUOTIDIANO. FOI VALIDADO NOS ESTUDOS EM DIFERENTES ESFERAS ONDE O APROFUNDAMENTO DA METODOLOGIA DA PESQUISA, BEM COMO O RIGOR METODOLÓGICO EXIGE MAIOR ATENÇÃO, APONTANDO QUE A METODOLOGIA PARTICIPATIVA NA PESQUISA É UMA TENDÊNCIA FACTUAL E IMPERIOSA NO MOMENTO EM QUE SE CONSIDERA QUE PESQUISAR “O VIVER” É TAMBÉM SISTEMATIZAR O CUIDADO, INTEGRAR A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A APLICABILIDADE EM SUA PRÁTICA JUNTO AOS SERES DE CUIDADO E QUE CUIDAM. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS AÇÕES DA ENFERMAGEM, NA PESQUISA, AO SE CONSTRUIR E IMPLEMENTAR UM MODELO DE PESQUISAR ALICERÇADO NA RAZÃO SENSÍVEL, POIS NÃO É POSSÍVEL DEIXAR DE SEGUIR AS ETAPAS DO PROCESSO DE ENFERMAGEM PARA UNIR FORMAÇÃO PROFISSIONAL E QUALIDADE DE SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL, PARA QUE NASÇA O OLHAR INVESTIGATIVO PARA AS INQUIETUDES QUE O FAZER DA ENFERMAGEM PROVOCA PARA GERAR CONHECIMENTO.
DESCRITORES: PESQUISA. ENFERMAGEM. SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA
_____________________
1ENFERMEIRA. DOUTORA EM FILOSOFIA DA ENFERMAGEM (PEN–UFSC). PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UFSC. MEMBRO DO NÚCLEO DE PESQUISA E ESTUDOS EM ENFERMAGEM, QUOTIDIANO, IMAGINÁRIO, SAÚDE E FAMÍLIA DE SANTA CATARINA (NUPEQUISFAM-SC). E-MAIL: ENFLISLAURA@GMAIL.COM
2ENFERMEIRA. DOUTORA EM FILOSOFIA DA ENFERMAGEM (PEN–UFSC-SORBONNE). PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UFSC. LÍDER DO NÚCLEO DE PESQUISA E ESTUDOS EM ENFERMAGEM, QUOTIDIANO, IMAGINÁRIO, SAÚDE E FAMÍLIA DE SANTA CATARINA (NUPEQUISFAM-SC).
3ENFERMEIRA. MESTRE EM ENFERMAGEM DA UFSC. MEMBRO DO NÚCLEO DE PESQUISA E ESTUDOS EM ENFERMAGEM, QUOTIDIANO, IMAGINÁRIO, SAÚDE E FAMÍLIA DE SANTA CATARINA (NUPEQUISFAM-SC).
4ENFERMEIRA. DOUTORANDA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UFSC. MEMBRO DO NÚCLEO DE PESQUISA E ESTUDOS EM ENFERMAGEM, QUOTIDIANO, IMAGINÁRIO, SAÚDE E FAMÍLIA DE SANTA CATARINA.
5ENFERMEIRA. DOUTORA EM FILOSOFIA DA ENFERMAGEM (PEN–UFSC). PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UFSC. MEMBRO DO NÚCLEO DE PESQUISA E ESTUDOS EM ENFERMAGEM, QUOTIDIANO, IMAGINÁRIO, SAÚDE E FAMÍLIA DE SANTA CATARINA (NUPEQUISFAM-SC).
6ENFERMEIRA. DOUTORA EM FILOSOFIA DA ENFERMAGEM. PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UFSC. MEMBRO DO NÚCLEO DE PESQUISA E ESTUDOS EM ENFERMAGEM, QUOTIDIANO, IMAGINÁRIO, SAÚDE E FAMÍLIA DE SANTA CATARINA (NUPEQUISFAM-SC).
REFERÊNCIAS
1. NITSCHKE, R. G. MUNDO IMAGINAL DE SER FAMÍLIA SAUDÁVEL: A DESCOBERTA DE LAÇOS DE AFETO NUMA VIAGEM NO QUOTIDIANO EM TEMPOS PÓS-MODERNOS. 1. ED. PELOTAS: EDITORA DA UFPEL, 1999. V. 1. 199P.
2. _________, R. G. PENSANDO O NOSSO QUOTIDIANO CONTEMPORÂNEO E A PROMOÇÃO DE FAMÍLIAS SAUDÁVEIS. REVISTA CIÊNCIA E CUIDADO SAÚDE. V. 6, SUPL. 1, 24-6, 2007.
3. MAFFESOLI, M. O CONHECIMENTO COMUM: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA COMPREENSIVA. TRADUZIDO POR ALUÍZIO RAMOS TRINTA. PORTO ALEGRE: SULINA, 2010. 295P.
EIXO: SAE INTEGRAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A PRÁTICA DA ENFERMAGEM.
MODALIDADE DE PÔSTER. |