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Anais :: 12º Sinaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 305

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FATORES INFLUENTES NA MÁ QUALIDADE DO SONO EM ADOLESCENTES ESCOLARES

Autores:
Karla Pires Moura Barbosa (GRADUANDA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Fernanda de Barros Patrício (ENFERMEIRA. PÓS-GRADUADA NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. PROFESSORA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE.) ; Estela Maria Leite Meirelles Monteiro (ENFERMEIRA. DOUTORA EM ENFERMAGEM. PROFESSORA ADJUNTO DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM E DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Raphaela da Fonseca Araújo (raphinhafonseca@live.com) (GRADUANDA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Marcus Vinícius Bianchi Nunes da Silva Bento (GRADUANDO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Maria Lúcia Neto de Menezes (ENFERMEIRA. PÓS-GRADUADA NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. PROFESSORA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE.)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O PROCESSO DE ENFERMAGEM É O MÉTODO QUE INSTRUMENTALIZA AS AÇÕES DO ENFERMEIRO NO COTIDIANO DA PRÁTICA PROFISSIONAL NOS DIVERSOS CENÁRIOS DO CUIDAR E OFERECE ESTRUTURA CONCORDANTE COM AS NECESSIDADES INDIVIDUALIZADAS DO CLIENTE, DA FAMÍLIA, DE GRUPOS E DA COMUNIDADE. A TAXONOMIA PRÓPRIA DE ENFERMAGEM ENVOLVE NÃO SOMENTE A PADRONIZAÇÃO, COMO TAMBÉM A NECESSIDADE DE ATUAR COM PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS E, POR CONSEGUINTE, OFERTAR CUIDADO DE QUALIDADE. A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO A SAÚDE DO ADOLESCENTE REQUER DO ENFERMEIRO SUA INSERÇÃO NO CENÁRIO ESCOLAR, PARA ARTICULAR AÇÕES INTERSETORIAIS. PARA TANTO CABE COMO COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO ENFERMEIRO, DEFINIR OS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM PRIORITÁRIOS, PARA NORTEAR O PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÕES EFETIVAS. ENTRE AS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS ESTÁ O SONO, UM DOS PROCESSOS FISIOLÓGICOS MAIS IMPORTANTES PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA. DIANTE DISSO, A MANUTENÇÃO DE SUAS PROPRIEDADES BIOLÓGICAS INTRÍNSECAS TORNA-SE INDISPENSÁVEL. SEGUNDO A NATIONAL SLEEP FOUNDATION, AS RECOMENDAÇÕES SOBRE HORAS DE SONO IDEAIS E ACEITÁVEIS PARA CADA INDIVÍDUO VARIAM DE ACORDO COM SUA FAIXA ETÁRIA. ESCOLARES ENTRE 6 A 13 ANOS NECESSITAM DE 9 A 11 HORAS DE SONO E REPOUSO, ENQUANTO ADOLESCENTES NA FAIXA ETÁRIA DE 14 A 17 DEMANDAM DE 8 A 10 HORAS. NO ENTANTO, A ADOLESCÊNCIA É A TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA PARA A VIDA ADULTA E SOBREVÉM COM PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES BIOPSICOSSOCIAIS EM SUA FORMA FÍSICA E COMPORTAMENTAL, QUE PODE CONCORRER TAMBÉM PARA ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS NO PADRÃO DE SONO, ONDE SE INCLUEM HORÁRIOS DESREGULADOS DO CICLO SONO/VIGÍLIA. ESSAS MUDANÇAS PODEM ESTAR RELACIONADAS COM O USO DE MÍDIAS ELETRÔNICAS NO PERÍODO NOTURNO VINCULADO A ATIVIDADES COTIDIANAS MATUTINAS (FELDENA ET AL, 2015), USO DE DROGAS, PRESSÃO SOCIAL OU FAMILIAR E PREOCUPAÇÕES (NUNES; BRUNI, 2015). ESTUDOS MOSTRAM QUE ALÉM DOS FATORES BIOLÓGICOS TEREM SUA IMPORTÂNCIA NA ALTERAÇÃO DO SONO O FATOR SOCIOECONÔMICO É UM FORTE ESTIMULANTE NA INSÔNIA ENTRE OS ESCOLARES. A MÁ QUALIDADE DO SONO ATRELADA A CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS QUE OCORREM NO PERÍODO DIURNO NA POPULAÇÃO ADOLESCENTE TENDE A AUMENTAR PROGRESSIVAMENTE COM O PASSAR DOS ANOS (FELDENA, 2015). O PROCESSO DE INSÔNIA REPERCUTE NEGATIVAMENTE NO DESENVOLVIMENTO DOS ADOLESCENTES DE MODO QUE PODEM VIR A INTERVIR NO COMPORTAMENTO, METABOLISMO, COGNIÇÃO E ATENÇÃO, PREDISPONDO OS MESMOS A QUEDAS, COMPORTAMENTOS DEPRESSIVOS E SEDENTARISMO (REY ET AL, 2014). O INTERESSE NO DESENVOLVIMENTO DESTE ESTUDO DECORREU DE ESTUDO INTITULADO: PERFIL DAS CONDIÇÕES CLÍNICAS E SÓCIO DEMOGRÁFICAS DE ADOLESCENTES ESCOLARES, AO CONSTATAR QUE 45% DOS ADOLESCENTES ENTREVISTADOS APRESENTAVAM ALGUM DISTÚRBIO DE SONO, DENTRE ELES 78% INDICAVAM HORÁRIOS DESREGULADOS E 22% DIFICULDADE EM INICIAR O SONO. NA PERSPECTIVA DE REALIZAR AÇÕES DE PROMOÇÃO A SAÚDE DESTE GRUPO ETÁRIO É ESSENCIAL CONHECER OS FATORES QUE CONCORREM PARA A CLASSIFICAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM EVIDENCIADO E SUBSIDIAR O PLANEJAMENTO DAS INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM (NANDA, 2015). OBJETIVOS: IDENTIFICAR EM ADOLESCENTES ESCOLARES QUAIS OS PRINCIPAIS FATORES RELACIONADOS DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM PADRÃO DE SONO PREJUDICADO, SEGUNDO A NANDA, VERSÃO 2015-2017, DO DOMÍNIO 4 – ATIVIDADE E REPOUSO, DA CLASSE 1 - SONO E REPOUSO. METODOLOGIA: PESQUISA QUALITATIVA DESENVOLVIDA NO PERÍODO DE DEZEMBRO DE 2015 A ABRIL DE 2016. O MÉTODO UTILIZADO FOI A PESQUISA PRÁTICA, DEFINIDA COMO AQUELA LIGADA À PRÁXIS E QUE TEM O PROPÓSITO DE INTERVIR NA REALIDADE SOCIAL. É A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA CONDUZIDA PARA PRODUZIR CONHECIMENTO, INFLUENCIANDO DIRETAMENTE A PRÁTICA ASSISTENCIAL, COM A FINALIDADE DE SOLUCIONAR PROBLEMAS ESPECÍFICOS, TOMAR DECISÕES OU CONTROLAR CONSEQUÊNCIAS DE SITUAÇÕES DA VIDA REAL (DEMO, 2000). A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E ESPECIAL, LOCALIZADA NUM BAIRRO DA PERIFERIA DA CIDADE DO RECIFE. A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DE ENTREVISTAS OCORRIDAS NO CONTEXTO DE CONSULTAS DE ENFERMAGEM, REALIZADAS COM ADOLESCENTES ESCOLARES QUE ACEITARAM PARTICIPAR DO ESTUDO E VOLUNTARIARAM A INTEGRAR AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA RELACIONADAS À PROMOÇÃO DA SAÚDE NO CENÁRIO ESCOLAR, DESDE QUE DEVIDAMENTE AUTORIZADOS POR SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS, EM CONSONÂNCIA COM A RESOLUÇÃO 466/12. A COLETA OCORREU DURANTE AS CONSULTAS DE ENFERMAGEM AO ADOLESCENTE, COM ANUÊNCIA FORMAL DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS. FOI UTILIZADO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM ROTEIRO QUE INVESTIGA DE MODO MAIS APROFUNDADO OS FATORES RELACIONADOS AO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM EVIDENCIADO. O ESTUDO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA, DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, SOB CAAE 44121215.8.0000.5208. RESULTADOS: APÓS INVESTIGAÇÃO DOS FATORES RELACIONADOS QUE CONCORREM PARA O DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM DE PADRÃO DE SONO PREJUDICADO NOS ADOLESCENTES ESCOLARES VERIFICA-SE UMA CORRELAÇÃO DOS ACHADOS COM A LITERATURA QUE APRESENTA UMA ARTICULAÇÃO COM OS SEGUINTES FATORES RELACIONADOS: USO DE APARELHOS ELETRÔNICOS DURANTE A NOITE; PRESSÃO SOCIAL E FAMILIAR EXERCIDA SOBRE O JOVEM QUANTO ÀS RESPONSABILIDADES, ATITUDES E DECISÕES, QUE ENVOLVEM O SEU FUTURO. AINDA NESSE ASPECTO NOTA-SE A INSÔNIA POR ATRASO DE FASE DO SONO, NO QUAL OS ADOLESCENTES HABITUAM-SE A INICIAR O CICLO DE SONO/VIGÍLIA APÓS AS 23 HORAS E ACORDAR APÓS AS 8 HORAS, TORNANDO ASSIM O ESQUEMA DE SONO BASTANTE IRREGULAR, CARACTERIZANDO UM RETARDAMENTO DO HORÁRIO DE DORMIR E TENDO COMO CONSEQUÊNCIA O DESPERTAR TARDIO. AO TECER UMA APROXIMAÇÃO DOS FATORES RELACIONADOS PELA NANDA, EM RELAÇÃO À BARREIRA AMBIENTAL (RUÍDO, EXPOSIÇÃO À LUZ DO DIA, TEMPERATURA OU UMIDADE DO AMBIENTE, LOCAL NÃO FAMILIAR) E PRIVACIDADE INSUFICIENTE, VERIFICAMOS TEREM SIDO EVIDENCIADOS POR ADOLESCENTES QUE RESIDEM EM AMBIENTES DOMICILIARES COM NÚMERO DE CÔMODOS REDUZIDOS, TENDO QUE COMPARTILHAR NÃO SÓ O AMBIENTE, MAS TAMBÉM ATÉ A MESMA CAMA. ASSIM É VERIFICADA UMA INTER-RELAÇÃO ENTRE OS FATORES RELACIONADOS VISTO QUE A SITUAÇÃO FINANCEIRA REPERCUTE NAS CONDIÇÕES PROPÍCIAS OU NÃO PARA O SONO E REPOUSO. AO COMPARTILHAR A CAMA O ADOLESCENTE SENTE-SE IMOBILIZADO PARA ASSUMIR UMA POSIÇÃO NO LEITO MAIS CONFORTÁVEL E RELAXANTE. AINDA FOI VERIFICADO NAS FALAS DOS ADOLESCENTES, O ESTABELECIMENTO DE PADRÃO DE SONO NÃO RESTAURADOR DECORRENTE DAS RESPONSABILIDADES DE CUIDADOR PRÁTICAS DE MATERNIDADE VISTO QUE CABE A MENINA ASSUMIR O CUIDADO DA CRIANÇA, ENQUANTO MUITAS VEZES O MENINO NÃO ACEITA REPRIMIR SUA FASE DE DESCOMPROMISSO. ESTES FATORES QUANDO ASSOCIADOS A OBRIGAÇÕES DIURNAS, TAIS COMO ATIVIDADES ESCOLARES, MOSTRAM-SE EXTREMAMENTE PREJUDICIAIS À SAÚDE DO INDIVÍDUO, QUE NÃO CONCILIA SONO E REPOUSO, CULMINANDO EM CANSAÇO EXTREMO DURANTE O DIA, ALÉM DE SONO EXCESSIVO EM HORÁRIOS INAPROPRIADOS. O RESULTADO DESSE PADRÃO DE SONO INEFICAZ PODE INTERFERIR NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES COTIDIANAS, SENDO PREJUDICIAIS TANTO NO ASPECTO FÍSICO DESTE ADOLESCENTE, COMO TAMBÉM NO BIOPSICOSSOCIAL. CONCLUSÕES: PESQUISAS APONTAM QUE AS PRINCIPAIS CAUSAS DE DISTÚRBIOS DO SONO EM ADOLESCENTES, CORRESPONDEM AO ABUSO DE MÍDIAS TECNOLÓGICAS E PROBLEMAS SOCIAIS E PESSOAIS. PORTANDO, CONHECENDO-SE AS CAUSAS E RELAÇÕES DOS FATORES DE RISCO PARA OCORRÊNCIA DE DISTÚRBIOS DO SONO RELACIONADOS AO USO EXCESSIVO DE APARELHOS ELETRÔNICOS NO PERÍODO NOTURNO E A PRESSÃO SOCIAL E FAMILIAR SOB OS JOVENS DESSA FAIXA ETÁRIA, FAZ-SE NECESSÁRIO INTERVENÇÕES BASEADAS EM AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA MINIMIZAÇÃO DAS CAUSAS E FATORES DE RISCO. O OBJETIVO PRINCIPAL DE TAIS AÇÕES É A OBTENÇÃO DA MELHORIA NO PADRÃO DE SONO E REPOUSO DESSA POPULAÇÃO, TORNANDO-O UM HÁBITO DE ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL. POR OUTRO LADO, A PARTICIPAÇÃO DESTA PARCELA DA COMUNIDADE EM ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PROPORCIONADAS PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE TAMBÉM AGE NA PREVENÇÃO DE FUTUROS AGRAVOS DESSA CONDIÇÃO E A AUTONOMIA DE REALIZAÇÃO DO AUTOCUIDADO. PAPEL DA ENFERMAGEM: A ENFERMAGEM COMO PROFISSÃO INSERIDA NOS DIVERSOS CENÁRIOS DO CUIDAR, É FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE SAÚDE DOS ADOLESCENTES. ASSIM, A PARTIR DO OLHAR INTEGRAL DO INDIVÍDUO FAZ-SE POSSÍVEL DETECTAR PROBLEMAS DE SAÚDE, TANTO FÍSICOS COMO PSICOLÓGICOS E SOCIAIS, DO MESMO MODO QUE LOCALIZA POSSÍVEIS FATORES DE RISCO. COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADA PELOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM COM O INTUITO DA PROMOÇÃO À SAÚDE, É REALIZADO ORIENTAÇÕES E RESPOSTA A DÚVIDAS ADVINDAS DESSE PÚBLICO. É PAPEL DA ENFERMAGEM A REALIZAÇÃO DE AÇÕES VOLTADAS PARA O PÚBLICO EM GERAL, INCLUINDO A POPULAÇÃO ADOLESCENTE. COM O INTUITO DE LIDAR COM OS DISTÚRBIOS DO SONO IDENTIFICADOS NA PESQUISA, O PROFISSIONAL DE SAÚDE DEVE AGIR NA BASE DO TRANSTORNO, MINIMIZANDO A INCIDÊNCIA DOS FATORES CAUSADORES DO DISTÚRBIO, E INSTRUINDO A POPULAÇÃO SOBRE OS PREJUÍZOS FUNCIONAIS CONSEQUENTES DESSE HÁBITO INOPORTUNO. DESCRITORES: DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM; SAÚDE DO ADOLESCENTE; SONO.