Ofício e a Moção de Congratulações do 16º SENPE
20/07/2011 -
Clique aqui para abrir o pdf »
16º SENPE termina com balanço positivo
29/06/2011 - A sessão que finalizou as atividades do 16º SENPE contou com doses de afetividade. Começou com a sessão de premiação (...)
Clique aqui para ler »
Conferência sobre complexidade dos saberes encerra o 16º SENPE
29/06/2011 - Com o tema "A complexidade e a religação de saberes interdisciplinares: contribuição do pensamento de Edgar Morin" (...)
Clique aqui para ler »
Lançamento de Livros
27/06/2011 -
Clique aqui para ver as fotos »
Experiências de redes são discutidas no SENPE
27/06/2011 - Articulações e vínculos com profissionais e instituições foram o foco da Conferência "Construção de saberes interdisciplinares em rede (...)
Clique aqui para ler »
Decoração Diferenciada
27/06/2011 -
Clique aqui para ver as fotos »
Conferência destaca uso de pesquisa quantitativa
22/06/2011 - Com o tema "A pesquisa quantitativa na produção social do conhecimento em saúde", a professora Kazuko Uchikawa Graziano (...)
Clique aqui para ler »
Pesquisadora canadense fala sobre transculturalidade
22/06/2011 - Globalização, adaptação cultural, xenofobia e experiências interdisciplinares, foram temas abordados durante a Conferência (...)
Clique aqui para ler »
Apresentações da Melhor Idade
22/06/2011 -
Clique aqui para ver as fotos »
Conferência de abertura do 16º SENPE traz palestrante internacional
22/06/2011 - "Ciência da Enfermagem em tempos de interdisciplinaridade", tema central do 16º SENPE, foi também o foco da conferência de abertura (...)
Clique aqui para ler »
16º SENPE debate pesquisa em Enfermagem
22/06/2011 - Na manhã do dia 20 de junho, os participantes do 16º SENPE acompanharam a conferência "Interdisciplinaridade e a pesquisa (...)
Clique aqui para ler »
Pôsteres são apresentados durante todo o dia no 16º SENPE
21/06/2011 -
Clique aqui para ver as fotos »
Participantes e autoridades prestigiam a abertura do 16º SENPE
20/06/2011 - O auditório da Universidade Dom Bosco (UCDB) na cidade de Campo Grande/MS estava lotado na abertura do 16º Seminário Nacional de Pesquisa (...)
Clique aqui para ler »
Prezada(o) Participante,
Confira abaixo a relação de trabalhos aprovados para apresentação no 16º SENPE nas modalidades: Comunicação Coordenada, Pôster e Trabalhos a Prêmio/Tribuna Livre.
Informamos ainda que os arquivos estão sinalizados com Dia / Local / Horário e o Código de Trabalho. Portanto você irá localizar seu trabalho pelo código que foi gerado no ato da submissão. Atente-se para isso!!!
Esperamos vocês no evento!
Comissão Organizadora
-----------------------------------------------------------------------------------------
Programação
Confira a Agenda de Reuniões Institucionais para o 16º SENPE - clique aqui
Cursos e Oficinas Pré-evento
Confira os Cursos e Oficinas aprovados para o 16º SENPE - clique aqui
Trabalhos
Confira os trabalhos aprovados e os dias e locais de apresentações:
Comunicação Coordenada - clique aqui
Trabalhos em Pôster - clique aqui
Trabalho a Prêmio/Tribuna Livre - clique aqui |
A Enfermagem, como campo de conhecimento específico e como prática social, se consolida e se fortalece como ciência, tecnologia e inovação.
A Pós-Graduação da Enfermagem Brasileira tem incrementado a formação e qualificação de recursos humanos, titulando mestres, desde o inicio da década de 70; e doutores, a partir dos anos 80. Os mestres e doutores desenvolvem pesquisas cientificas alicerçadas nas especificidades e diversidades da prática profissional nos mais variados cenários; articulando e integrando conhecimentos com outros setores determinantes da vida e da saúde, para um melhor cuidado de Enfermagem à necessidade em saúde do cidadão. Nesse sentido, os resultados de pesquisa contribuem para conferir à Enfermagem o estatuto de ciência, produzem impacto na qualidade do cuidado em saúde e na educação em Enfermagem, e geram novas investigações.
O crescimento quantitativo/ qualitativo de Programas/Cursos de Pós-graduação e sua expansão geográfica refletem-se no aumento do volume da produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, das publicações em periódicos de impacto, e em maior número de recursos humanos qualificados.
Os Programas/Cursos de Pós-graduação são organizados em áreas de concentração, linhas e projetos de pesquisas, com estruturas curriculares pertinentes, abrangentes e consonantes com o corpo de conhecimento e a especificidade da Enfermagem no campo da Saúde.
Na ultima avaliação trienal (2007-2010) os 35 programas de pós-graduação e 49 cursos (mestrado e doutorado) pela CAPES estão assim distribuidos: 32 mestrados acadêmicos, dois mestrados profissionais e treze cursos de doutorado. O resultado da avaliação indicou que nove cursos de mestrado, sendo oito acadêmicos e um profissional, receberam nota 3, sendo qualificado como detentor de um desempenho regular. Aqueles cursos que receberam nota 4 foram qualificados como possuidores de um bom desempenho, ou seja, 12 cursos foram incluídos nesse perfil, sendo 10 de mestrado e dois de doutorado. A nota 5 foi atribuída a 22 cursos, sendo 11 de mestrado e 11 de doutorado, os quais foram qualificados entre aqueles que atingiram um nível "muito bom". Para os que apresentaram notas 6, dois cursos de doutorado e dois de mestrado, pertencentes a dois programas (enfermagem de saúde pública e enfermagem fundamental), ambos da EERP/USP, foram considerados de "ao alto padrão internacional".
Até dezembro de 2010, a área da Enfermagem contava com 45 Programas de Pós-Graduação
stricto sensu em Enfermagem credenciados pela CAPES, com um total de 58 cursos, sendo 22 doutorados em Enfermagem, 35 mestrados acadêmicos; e três mestrados profissionais em Enfermagem. A pesquisa em Enfermagem está institucionalmente estruturada em 444 grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, mais de 130 pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq e um CA-EF - Comitê Assessor da Área da Enfermagem no CNPq. A produção de conhecimentos avança apoiada pelo olhar da diversidade cultural, interdisciplinaridade, intersetorialidade e da complexidade, com ganhos e retornos significativos para as necessidades sociais e com impactos internos, regionais, nacional e internacional.
A Enfermagem na CAPES e no CNPQ mostra-se como uma área em franco processo de consolidação, considerando o alcance da internacionalização pela visibilidade e inserção internacional, a partir das fortalezas regionais e liderança na América Latina, buscando aproximação com os Cursos de Doutorado em Enfermagem existentes em mais de 32 países, alguns dos quais, desde a década de 60.
A Enfermagem representa, aproximadamente, 60% dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, mais de um milhão de profissionais de Enfermagem, mostrando-se resolutiva e contributiva na atenção à saúde da população, mediante a construção de conhecimentos que contribuem para promover o ser/viver melhor e com melhor saúde. A relevância social do conhecimento e dos saberes da Enfermagem é reconhecida por meio de competências e instrumental tecnológico frente a expansão dos cursos de graduação em Enfermagem e à demanda de cuidado qualificado na atenção à saúde.
Sua autonomia vem sendo conquistada e consolidada pelo incremento de políticas que fortalecem suas especificidades e incorporam novas ações de domínio próprio. Registram-se avanços nas articulações e parcerias de esforço coletivo, apoiados pelas organizações profissionais da Enfermagem, no alcance de metas para o incremento da construção de conhecimentos relevantes e inovadores, como uma prática social desafiadora e promissora.
O cuidado ao ser humano é um valor, um bem social inalienável para promover e manter a vida e o morrer com dignidade. A competência técnico-científica de cuidar do cidadão, no seu processo saúde e doença e no contexto ambiental e social do viver humano, requer a produção de conhecimentos avançados, de natureza biológica, sócio-humanista e sócio-crítica. A abrangência da ciência da Enfermagem tem interface e interdependência com diversos campos de conhecimentos, e contribui para a formulação de políticas públicas sociais e de cuidados.
OS 15 SENPES ANTERIORES
O
1º Senpe foi realizado em 1979, Ribeirão Preto, Tema - situação da pesquisa em enfermagem no Brasil.
2º Senpe realizou-se em 1982, Tema - Classificação preliminar das áreas e linhas de pesquisa em enfermagem,
3º Senpe foi realizado em1984, Tematicas: reflexão sobre a construção histórica do corpo de conhecimentos de enfermagem e as implicações da adoção de diferentes abordagens teórico-metodológicas na pesquisa em enfermagem, origem e posição das teorias de enfermagem, produção científica e pós-graduação.
4º Senpe, realizado em 1985, Temas: as tendências da pesquisa nas várias especialidades da enfermagem, abordagens teóricas, metodológicas, questões éticas e práticas da pesquisa em enfermagem, o processo de orientação de dissertações/teses, relações entre os programas de pós-graduação e os órgãos de fomento e a incorporação dos resultados da pesquisa na prática da enfermagem.
5º Senpe foi realizado em Belo Horizonte em 1988, Tema - Questões da pesquisa relacionadas aos serviços de enfermagem.
6º Senpe foi realizado no Rio de Janeiro, em 1991, Tema central: Trabalho e Pesquisa em Enfermagem.
7º Senpe, realizado em Fortaleza, em 1994, Tema Central: Pesquisa-Ensino-Assistência, o desafio profissional
8º Senpe realizou-se em 1995, na cidade de Ribeirão Preto Tema central: Pesquisa no cotidiano de Enfermagem O
9º Senpe, realizado em 1997, na cidade de Vitória do Espírito SantoTema central: "Necessidades da profissão e da sociedade: Diretrizes para a Pesquisa em Enfermagem"
10º Senpe, realizado em 1999, na serra gaúcha - Gramado/RS Tema central: "A Interdependência do Cuidar e do Pesquisar na Enfermagem",
11º Senpe foi realizado em 2001, em Belém do Pará, Tema oficial: "A pesquisa no espaço da Enfermagem: multiplicidade e complexidade"
12º Senpe, realizado em 2003, na cidade histórica de Porto Seguro/BA, Tema "Interface da pesquisa em enfermagem: aproximando o ensino e o cuidado com outros campos do conhecimento",
13º Senpe, realizado em 2005, na cidade de São Luis do Maranhão, Tema central: "A pesquisa em Enfermagem e a sua expressão na atenção à saúde". O
14º Senpe foi realizado em 2007, na cidade de Florianópolis/SC. Tema oficial: "Políticas de Pesquisa em Enfermagem". O
15º Senpe, 2009, Rio de Janeiro Tema central: "Enfermagem: conhecimento, cuidado e cidadania".
O 16º SENPE NA REGIÃO CENTRO-OESTE – cidade de Campo Grande-MS
A região centro oeste do Brasil, na atualidade, possui cursos de pós-graduação nos Estados de Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, sendo três mestrados e um doutorado. A distância do Estado de Mato Grosso do Sul para quaisquer um desses locais implica em grandes deslocamentos e requer afastamento da sede do trabalho em caráter integral, o que muitas vezes não significa o retorno desse profissional para seu Estado de origem. Por sua vez, a necessidade de mais bem qualificar o corpo docente para o exercício do ensino de graduação nas Escolas, Faculdades e Cursos de Graduação de Enfermagem justificam sobremaneira o desenvolvimento de uma política de incentivo da Associação Brasileira de Enfermagem na realização de evento temático de pesquisa no Estado de Mato Grosso do Sul.
Outro aspecto relevante é o quantitativo de doutores qualificados nos programas de pós-graduação no Estado de São Paulo, mais de 30 em todo o Estado, que não encontra espaços em suas IES para desenvolver-se como pesquisador. Por conseguinte, a aproximação desses doutores com a comunidade cientifica geradora de conhecimento de enfermagem contribuirá para estabelecimento de redes e parcerias para, num futuro próximo, estruturarem sua produção cientifica de modo competitivo para concorrer aos editais indutores de implantação de novos cursos de pós-graduação.
Destaca-se o quantitativo de Diretórios de Grupos de Pesquisa em que as doutoras participam na condição de líderes de pesquisa ou membro do grupo, correspondendo a mais de 38 grupos. O foco central das investigações refletem as necessidades locais de produção do conhecimento, quais sejam, estudos interdisciplinares de doenças epidêmicas como dengue, hanseníase, febre amarela etc, estudos com populações indígenas e imigrantes procedentes de países fronteiriços com Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, questões relativas a interdisciplinaridade, etnia e transculturalidade são transversais a produção social do conhecimento naquele Estado e na região.
Com base no diagnóstico das linhas de pesquisa dos investigadores da região centro-oeste, no enquadramento com as linhas de prioridade da ABEn, observa-se uma maior concentração de pesquisas sobre o processo de cuidar em saúde e Enfermagem e políticas e práticas em saúde e Enfermagem, com ênfase na interdisciplinaridade e na diversidade cultural.
TEMA CENTRAL
"Ciência de Enfermagem em tempos de interdisciplinaridade"
EIXOS TEMÁTICOS
• Interfaces da ciência de enfermagem, em tempos de interdisciplinaridade, com a transculturalidade e a cidadania;
• Ética, compromisso social e cidadania na pesquisa em enfermagem: fronteiras das disciplinas cientificas, produção e consumo de conhecimento;
• A formação de pesquisadores e de redes de pesquisa;
• A pesquisa de enfermagem no processo de cuidar e educar: interdisciplinaridade, transculturalidade e difusão do conhecimento.
OBJETIVOS
• Proporcionar aos participantes a oportunidade logística, dialógica e epistemológica para debater as interfaces da ciência de Enfermagem em tempos de interdisciplinaridade em benefício dos cidadãos e das cidadãs no ciclo de vida;
• Promover o intercâmbio interinstitucional e a socialização do conhecimento produzido pelas instituições de pesquisa e os pesquisadores(as) de Enfermagem;
• Refletir sobre os limites e as possibilidades da produção do conhecimento de Enfermagem, e sua contribuição para a construção de uma prática de cuidar e educar sociocultural, interdisciplinar e transcultural do cidadão;
• Discutir a interdisciplinaridade na produção do conhecimento e o estatuto da ciência de Enfermagem do século XXI;
• Discutir as implicações da ciência de Enfermagem na formulação de políticas públicas (sociais e de saúde) de cuidado (em saúde e de Enfermagem), de formação de pesquisadores e de redes de pesquisa.
AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DESENVOLVIDAS
• Materiais reciclados em brindes/folhetos/ambientação;
• Minimizar o uso de papel na divulgação de materiais. Todo processo de divulgação e inscrição será virtual. Não haverá produção de mídia impressa ou digital. O programa e os Anais do Evento serão disponibilizados na pagina do evento para download dos participantes;
• Incentivo ao trabalho voluntário com a participação de monitores.